TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE FINANÇAS PUBLICAS

Artigo: TEORIA DE FINANÇAS PUBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  594 Visualizações

Atividade-03

Responda as questões a seguir:

Questão 1

A despeito das críticas generalizadas, e por vezes pertinentes, sobre o endividamento dos países e seus estados-membros, é consenso que a dívida pública contribui com a agenda de desenvolvimento econômico e social. Como a dívida pública contribui com o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da política econômica?

A dívida pública contribui para o desenvolvimento sustentável sem que haja comprometimento da politica econômica a partir do momento em que essa dívida é mantida sob controle, onde a economia consiga cobrir os juros tranquilamente, sem gerar um fluxo deficitário, onde o governo gasta mais que arrecada. Para que a dívida não seja alimentada, deve ser levado em consideração a taxa de juros, de inflação e crescimento do PIB, afim de diminuir ou estabilizar essa dívida.

Questão 2

Descreva qual é o principal problema de um setor público muito endividado e quais os dois aspectos que investidores em títulos públicos analisam para realizar seus investimentos.

Conforme Sanson (2012, p.12) o principal problema é que um setor público muito endividado tem dificuldades de refinanciar sua divida.

Os investidores em títulos públicos se preocupam com as receitas públicas posteriores que possam garantir o pagamento dos juros, com isso eles olham para o grau em que está a dívida e também buscam antecipar sua trajetória.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com