TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DE GESTÃO E ALGUNS ASPECTOS

Projeto de pesquisa: TEORIA DE GESTÃO E ALGUNS ASPECTOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 10

Administração EAD – Teoria Geral da Administração

Campinas – Unidade III

Professor a Distância: Profa. Mônica Satolani

Professora Presencial: Profa. Thaiane Braganti

Marcelo Fazani RA: 6696388429

Priscila Cristina Salmora Martins RA: 7122525134

Raquel Ap. Bertanha Violin Silva RA: 6571298604

Silvana Baptista da Silva RA: 6790420473

Silvia Shizuko Oide Baldi RA: 6786385971

Campinas, 05 de Outubro de 2013.

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ALGUNS ASPECTOS

ADMINSTRATIVOS

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade, apresentar resumidamente alguns conceitos sobre algumas das teorias da administração mais conhecidas, abordar uma proposta administrativa mais atualizada e, apresentar alguns aspectos da administração. Os estudos foram realizados por um grupo de alunos por meio de pesquisas no livro-texto (PLT) da disciplina, bem como, em outros livros que tratam os assuntos mencionados. Cada integrante do grupo procurou aprofundar-se sobre o tema indicado, podendo assim, por meio do conhecimento individual adquirido, contribuir com suas opiniões, sugestões e intuições, enriquecendo as discussões e contribuindo consideravelmente para o desenvolvimento e conclusão deste artigo acadêmico.

Palavras-Chave: Teorias Administrativas; Proposta Participativa; Administração por Objetivos.

1. INTRODUÇÃO

Administração, como processo, está baseada na promoção de ações com a utilização dos recursos necessários, para que o propósito definido seja alcançado (MAXIMIANO, 2000). Dessa forma, entendemos que administração se trata de escolher o melhor caminho para determinadas ações e situações, em busca do melhor resultado possível, dentro do objetivo proposto. O processo administrativo baseia-se em cinco funções básicas, a saber: planejamento, organização, liderança, execução e controle.

As chamadas teorias administrativas são conhecimentos sistematizados e estruturados, que surgiram de necessidades específicas dentro das organizações, somando-se o a capacidade e experiência prática de estudiosos e administradores (MAXIMIANO, 2012). Assim, teoria geral da administração é um agrupamento dessas teorias administrativas, que são conhecidas por diferentes nomes ou termos.

Todas as teorias administrativas, de certa forma, são aplicáveis às situações atuais e o administrador deve ter prévio conhecimento de cada uma delas, para que tenha a sua disposição uma série de alternativas adequadas para cada a situação. (CHIAVENATO, 2007).

Destacam-se os alguns aspectos da administração que estão diretamente inter-ligados em todo processo administrativo, que são: aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento, capital intelectual, empresas, ambiente, tecnologia, estratégia e administração por objetivos.

2. ASPECTOS DA ADMINISTRAÇÃO

2.1. Aprendizagem Organizacional

Considerado como um processo individual/coletivo para agregar novos conhecimentos e competências, a fim de enfrentar ocorrências e superar conflitos. A aprendizagem ocorrerá na proporção em que as pessoas sejam incentivadas e reconhecidas como essenciais no intercâmbio dos conceitos e experiências de cada um. As pessoas devem buscar o aperfeiçoamento para suprir as exigências e necessidades da organização (MAXIMIANO, 2008).

2.2. Gestão do Conhecimento

É um conjunto de técnicas, posturas e condutas empenhadas na criação do saber pessoal e organizacional, tornando-se assim um dos principais ativos de uma organização. Por ser uma metodologia requer, essencialmente, mudanças na cultura organizacional e na administração. Portanto, o que, realmente agrega valor para uma organização é a informação compartilhada e estruturada, pois o conhecimento produz novas formas de trabalho e comunicação, fortalecendo as interações sociais e organizacionais.

2.3. Capital Intelectual

Considerado como recursos gerados pelas organizações por meio do intelecto das pessoas. Trata-se de um capital não financeiro que está situado entre o valor de mercado e o valor contábil, sendo a soma do capital humano com o capital estrutural. O capital intelectual foi gerado do resultado do intercâmbio de outros capitais, tais como: capital humano; capital estrutural; capital comercial; capital empresarial; capital de inovação; capital de processo; e, capital digital.

2.4. Empresa

É uma espécie de organização com sua atenção voltada para a lucratividade. As empresas produzem bens e serviços, geram empregos às pessoas, necessitam de recursos, utilizam tecnologia e competências, e precisam de administração (CHIAVENATO, 2007). O maior objetivo da empresa deve ser a satisfação das necessidades da sociedade (clientes), gerando riqueza e agregando valores e, sempre respeitando o meio ambiente.

2.5. Ambiente

O ambiente tem haver com todo o contexto externo que a organização está envolvida. O ambiente é formado pelos níveis organizacionais da sociedade, tais como, empresas, clientes, fornecedores, concorrentes, entre outros. O ambiente é uma fonte de recursos que toda empresa pode utilizar para adquirir os meios necessários para seu funcionamento e subsistência. A empresa e o ambiente são separados por limites e fronteiras, que são: espaço, tempo, valores, ações e reações, regras, regulamentos, etc. (CHIAVENATO, 2010).

2.6.Tecnologia

A evolução tecnológica sempre serviu de base para o crescimento e progresso das organizações, contribuindo para a consolidação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com