TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, UMA ATIVIDADE COMPLEXA

Por:   •  18/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

PCC - Postagem referente a Disciplina de Matemática

Artigo

TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA, UMA ATIVIDADE COMPLEXA

Fonte:

Site...

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/pratica-no-ensino

Motivo da Indicação: O estudo e o ensino da matemática é extremamente complexo, a indicação decorre por achar sempre interessante qualquer pesquisa que envolva este tema tão complexo.

Resenha:

O artigo se refere aos métodos de ensino aplicados pelos professores de matemática hoje em dia, citando que estes métodos são antigos, retrógrados e que não contribuem para o aprendizado e também o envolvimento dos alunos.

A pesquisa é interessante de ser lida, em muitos trabalhos desenvolvidos por mim e meus colegas em nossos grupos nos anos de estudo, também nos deparamos com os mesmos dilemas levantados pelo pesquisador, acreditamos que não somente a matéria em si, como o ensino de maneira geral da matemática é um desafio a ser vencido todos os dias pelo educador, o mesmo requer diversos aspectos levantados no artigo, contudo apesar das criticas o artigo apresenta apenas constatações já sabidas pela classe de educadores da área, esquecendo de apontar soluções ou mesmo ideias para soluções desta questão.

Sendo assim acredito que como fonte de pesquisa o artigo até gera interesse, mas peca nas questões abordadas se tornando assim muito superficial.

PCC - Postagem referente a Disciplina de Informática

Analise sobre a Leitura do Texto Proposto

Texto:

O papel do professor e o uso de tecnologia no ensino da matemática.

Resenha:

Sempre soubemos, (pelo menos na minha época) a importância do papel do professor, contudo vivemos uma outra realidade, uma realidade mais moderna e tecnológica, a dificuldade de se manter o interesse do aluno tendo como material uma lousa e um giz, pelo menos em 90% das escolas brasileiras, lembrando que algumas nem isso tem. Cabe ressaltar que as escolas com alguma estrutura tecnológica que permita o uso de computadores e softwares de ensino em Full time não chega nem a 0,01%, isso ressaltando que se houver tal instituição a mesma é de estudo particular, sendo assim com este material tão tradicional e ao mesmo tempo tão arcaico o papel do professor fica mais no comprometimento da pesquisa fora do horário de trabalho, para a preparação de aulas e outras coisas, ou mesmo solicitando trabalhos escolares dos quais os alunos terão contato com alguma tecnologia. Hoje em nosso pais pensar em aplicações no âmbito escolar que contemplem softwares de matemática é ter uma visão um tanto utópica.

Sendo assim o uso de tecnologia no ensino da matemática em nosso pais é um tanto encarado como sonho, ficando restrito apenas a pesquisas e coisas básicas, já que em algumas escolas não é possível contar nem com um projetor.

PCC - Postagem referente a Disciplina de História da Matemática

Analise sobre a Leitura do Texto Proposto

Texto:

Assim, entendemos que os cursos de licenciatura em Matemática devem primar por desenvolver um espaço para a discussão, reflexão, e estudo dos conceitos aritméticos que privilegiem o desenvolvimento de estratégias para a pratica docente, incentivando o estudo da história da matemática como recurso didático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com