TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS ATIVIDADES LÚDICAS E A INTERAÇÃO DO ALUNO NO CONTEXTO EDUCATIVO

Por:   •  5/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS ATIVIDADES LÚDICAS E A INTERAÇÃO DO ALUNO NO CONTEXTO EDUCATIVO

Rosimery dos Reis Goncalves

Nova Venécia

2016

1 Tema:

Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: As atividades lúdicas e a interação do aluno no contexto educativo

  1. Delimitação do tema

 A ludicidade na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental para desenvolvimento de aprendizado de qualidade e satisfação para os educandos.

2. Problema e Questões de Pesquisa

Como colocar em prática atividades voltadas para o enriquecimento do educando para ocasionar rendimentos sustentáveis que favoreçam um aprendizado lúdico e interativo de modo á contribuir com a Ascenção do educando na sociedade?

3. Justificativa 

A educação está em constantes mudanças quando o assunto é ludicidade e seus métodos para praticar essas atividades no contexto da escola. A finalidade deste trabalho é mostrar como isso vem acontecendo, o que precisa ser mudado e de como essa realidade pode fazer diferença na vida e no aprendizado desses alunos.

Com a realização deste trabalho teremos a oportunidade de mostrar como as atividades realizadas por meio lúdico pode beneficiar os alunos com um aprimoramento no rendimento escolar. E com isso, satisfazer o desenvolvimento de suas habilidades.

Através de uma educação que envolva atividades lúdicas é provável criar um ambiente de aconchego e carisma para as crianças da educação infantil e anos iniciais, isto só é possível por meio da ludicidade, onde as crianças aprendem a se desenvolver como ser humano se interagindo com as brincadeiras e com outras crianças com a finalidade de descobrir o desconhecido por meio do seu raciocínio lógico.

04 objetivos

 4.1 objetivo geral

Demonstrar que a inclusão de atividades lúdicas favorece um aprendizado rico em diversidade pedagógica intervindo de modo consciente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

4.2 objetivos específicos

Mostrar como pode ser melhorada a educação por intermédio da ludicidade;

• Analisar o processo de interação da escola com seus alunos;

• Intervir de maneira lúdica no processo de aprendizagem da educação;

• Trabalhar metodologias fundamentadas em atividades lúdicas com a finalidade de conduzir os educandos a se tornarem adultos responsáveis.

05 metodologia

Ao realizar este trabalho foi empregada a pesquisa bibliográfica com a finalidade de proporcionar o envolvimento social com as práticas pedagógicas viventes dentro da educação infantil. Gandini, Gil, Dinello, Louros, Veiga, Almeida, Hora e demais autores proporcionarão um conhecimento rico em aprendizagens que envolvem atividades lúdicas com a finalidade de desenvolver um ensino diversificado.

Para Gil (2002, p.44)

Esta pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como principal objetivo o aprimoramento de ideias ou a descoberta de imitações. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos aos fatos estudo.

06 Cronograma

Atividades

Set.

Out.

Nov.

Dez.

 Jan.

 Fev.

Pré- projeto

 

 X

Pesquisas

X

 X

 X

Questionário

X

X

Monografia

X

X

  X

Entrega

    X

 

07 Referencias

BRASIL, Referencial Curricular Para a Educação Infantil. Vol. 1. Brasília: MEC/SEI, 1998. 


CARVALHO, Maria Campos de. Porque as crianças gostam de áreas fechadas? Espaços circunscritos reduzem as solicitações de atenção do adulto. In: FERREIRA, Maria Clotilde Rosseti. 
Os Fazeres na Educação Infantil. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003. cap.47

DINELLO, Raimundo. Expressão ludo criativas. Uberaba: Uniube, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com