TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Práticas de Ensino Educação Fundamental Atividade Reflexivas

Por:   •  10/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 2

Cruzeiro do Sul virtual 

  • Nome:  Danubia Araujo da Silva 
  • Polo: unicid virtual
  • RGM:
  • Curso: Pedagogia licenciatura

Práticas de ensino educação fundamental Atividade reflexivas 1

Assisti à aula da Professora do primeiro ano sobre ciências o corpo humano (https://youtu.be/sSK6RtQ2BuA) ela começa com a música cabeça, ombro, joelho e pé bob zoom. (https://youtu.be/vDee2bF8Xls) usando assim um dos 5 campos de experiência em que se organiza a BNCC ( corpo, gestos e movimentos) e a música e dança como uma forma lúdica para mostrar as partes do corpo humano. Ela organizou um ambiente alegre e colocou uma figura de um corpo de criança aí foi aplicando  qual é o nome e aonde fica cada parte do corpo utilizando também a linguagem visual no processo de aprendizagem. Depois colocou duas bonecas na mesa e mostrou a divisão do corpo delas em membros superiores e inferiores, mostrou também a quantidade  de cada parte olhos, orelhas, abraços  etc... usando também a linguagem matemática como se propõem em umas das competências gerais da BNCC (https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/bncc-conheca-as-10-competencias-gerais-da-educacao-basica).

Ela explicou também  qual a utilidade de cada parte do corpo usando de forma completa a habilidade ( EF01CI02) Localizar, nomear e representar as partes do corpo humano, por meio de desenhos, aplicativos, Softwares ou modelos tridimensionais e explicar as funções de cada parte).

Depois ela falou da importância de cuidar do corpo, da higiene, alimentação, saúde física e geral colocando assim a habilidade (EF01CI03A) identificar hábitos de higiene do corpo e discutir as razões pelas quais lavarem as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, nariz e as orelhas, são medidas de prevenção para a manutenção da saúde.

Depois passou uma atividade no livro de respostas sobre os pontos apresentados na aula.

Achei bem dinâmica a forma que a professora abordou o tema, ela usou objetos de fácil referência as crianças como as bonecas, estimulou o autoconhecimento de uma forma lúdica e divertida e usou bem as referências da ABNT.

Referências:

https://1drv.ms/w/s!AsLXd3FNythAgUTINQ8KzMUxkY7v

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/noticias/bncc-conheca-as-10-competencias-gerais-da-educacao-basica

https://youtu.be/sSK6RtQ2BuA

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

14 de Abril de 2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (87 Kb)   docx (198.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com