TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Geral do Direito do Trabalho - Atividade de Aprofundamento

Por:   •  5/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO

Qual é essa escola e qual teoria está relacionado a ela?

A teoria crítica emerge dos dilemas históricos das primeiras décadas do século XX, diante do fracasso da sociedade burguesa – falida em sua promessa de criar uma sociedade justa e igualitária, livre e fraterna – e a decepção dos modos autoritários. seguiu-se o socialismo real. Decorre da fundação do Instituto de Pesquisa Social em 1923 em Frankfurt, Alemanha.

Os temas da liberdade e da racionalidade e o confronto entre o positivismo e a dialética serão considerados essenciais para a renovação da reflexão teórica e para a emergência da teoria crítica. Tornou-se o produto da relação entre intelectuais como Max Horkheimer e Theodor Adorno, Erich Fromm, Walter Benjamin e, mais tarde, Herbert Marcuse e Jurgen Habermas, todos interessados ​​em salvar o que seria melhor na tradição iluminista: reivindicar a razão como um método. emancipação humana.

O pensamento tradicional não respondeu às esperanças da humanidade. Uma nova teoria teve de ser inventada. A Escola de Frankfurt nos apresenta a teoria crítica. Baseado no pensamento dialético, possuindo um vigoroso poder de crítica sem esquecer um único momento de autocrítica.

A teoria crítica analisa as condições sociopolíticas e econômicas. Eles acreditam que a crítica é o primeiro passo a ser dado porque visa transformar a realidade, e é na dialética hegeliana que esse desejo de crítica ganha força. A dialética de Hegel é o método que os frankfurtianos tomaram como base. Segundo eles, mesmo após longos anos de estudo, não foi possível chegar a uma verdade tão boa que fosse estável e permanente.

Um paralelo com a teoria crítica surge aqui: a visão dialética de Hegel de que a cultura de massa deve ser combatida para que algo novo e melhor surja também explica por que o marxismo tradicional falhou: ele via a guerra como física, estrutural e governamental, mas, por exemplo, os Frankfurters, era cultura de massa que impedia as pessoas de realizarem e lutarem naturalmente contra o capitalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (149.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com