TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Trabalho Universitário: TEORIAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 4

Podemos dizer que as teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas, pois cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável, omitindo ou desprezando todas as demais.

As Teorias administrativas foram um marco importante para a evolução, desenvolvimento e crescimento industrial e humano. A Teoria Clássica foi à primeira de todas as teorias e a mais importante porque a mesma serviu de referência para criação das demais e seus fundamentos são aplicados até hoje.

A Teoria Clássica é na verdade um conjunto de estudos que se

caracterizam fundamentalmente por serem inovadores para a época, virem

de encontro à real necessidade de toda uma sociedade mundial que se

industrializava rapidamente e, por último, trariam mudanças que marcariam

época e conseqüências inesperadas, boas e ruins, porém inevitáveis. Uma

segunda Revolução Industrial.

Conforme discutido em aula o início das teorias da Administração como área do conhecimento foi marcado pela publicação dos resultados dos estudos de Taylor, no início do século XX, seguindo, a partir deste ponto, uma evolução crescente, necessariamente acompanhando a própria evolução social, afinal, a organização é um elemento social que tem o objetivo de satisfazer as necessidades dos demais elementos existentes em cada sociedade.

Segundo os artigos a divergências entre uma teoria e outra, porém nenhuma teoria é contrária à outra, porque uma teoria é aprimoramento de outra antiga, ou seja, uma teoria completa a outra.

Conforme o que foi visto nos artigos e discutido em sala de aula todas as teorias foram de suma importância para o desenvolvimento e entendimento das organizações e para a construção do pensamento administrativo atual.

Veremos a seguir os pontos mais marcantes e importantes das abordagens humanísticas, neoclássica e estruturalistas da administração.

Abordagem Humanística da Administração:

Podemos dizer que a partir da abordagem humanística, a teoria administrativa passa por uma revolução conceitual a transferência da ênfase antes colocada na tarefa e na estrutura organizacional para a ênfase nas pessoas, ou seja, essa teoria e de grande importância porque se preocupa com as pessoas e os grupos sócias. Ou seja, ela passa a se preocupar com aspectos psicológicos e sociológicos.

Ela surgiu graças ao aparecimento das ciências sociais e passou por duas etapas no seu desenvolvimento: a analise do trabalho e a adaptação do trabalhador ao trabalho.

. As novas ideias trazidas pela Escola de Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

Essa teoria tem suas origens nos seguintes fatos: a necessidade de humanizar e democratizar a administração, e o desenvolvimento das ciências humanas

Tem como principais características:

• O ser humano não pode ser reduzido a um ser, cujo comportamento é simples e mecânico.

• O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.

• Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e auto realização.

A abordagem humanística recebeu enorme aceitação a partir de 1930 embora tenha começado no segundo período de Taylor nos Estados Unidos devido suas características democráticas.

Abordagem Neoclássica da Administração:

A Teoria Neoclássica da Administração é o nome dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950, que propõem uma retomada das abordagens clássicas e cientifica da administração, que tem como principal referência Peter Drucker.

A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da teoria clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com