TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIAS DAS FINANCAS PUBLICAS

Monografias: TEORIAS DAS FINANCAS PUBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios da Unidade 4

Questão 1 - Diferencie o regime de repartição do regime de capitalização e aponte as vantagens e desvantagens na utilização de cada um deles.

Algumas diferenças entre os dois regimes são observados como, por exemplo, no regime de repartição há a participação do estado já no regime de capitalização não há a participação do estado. Outra diferença é que no regime de repartição uma geração financia a outra e no regime de capitalização um grupo por conta própria poupa sua aposentadoria sem a participação do estado.

Vejo que como vantagem do regime de repartição, este regime é uma obrigatoriedade sendo o estado o responsável pela sua aposentadoria e como desvantagem que vejo são as variações no crescimento do salários e contribuintes o que pode causar uma deficiência de valores em uma determinada área de redistribuição para cobrir essa falta de valores.

No regime de capitalização vejo como vantagem, o beneficiário poder escolher o valor que gostaria de poupar e receber futuramente com isso poupar mais e receber um maior valor sem a participação do estado para intermediar, e como desvantagens, e que com este sistema muitos pessoas ficarão fora do sistema por não ter condições de poupar pois não estão com condições financeiras suficientes para poupar e com isso aumentar o números de pessoas desamparadas e podendo chegar a níveis de miséria.

Questão 2 - Defina fator previdenciário. Diante da atual situação do sistema previdenciário brasileiro abordada nos vídeos desse módulo você acha possível a extinção do fator previdenciário? Justifique sua resposta

O fator previdenciário é uma fórmula que leva em conta o tempo de contribuição do trabalhador, sua idade e a expectativa de vida dos brasileiros no momento da aposentadoria.

Acredito que sim, se não houver uma reestruturação e rápido, no futuro não muito distante a previdência ficara sem condições de pagar seus aposentados. Podemos verificar nas entrevistas, que em todas foi citado o alto número de aposentados e a taxa de nascimento diminui gradativamente hoje em dia famílias tem entre um a dois filhos, ao contrario dos anos passados que nasciam dez filhos ou mais, com isso o que ocorre hoje é uma população velha e pouco jovem e desses poucos não são todos que contribui e mesmo assim na velhice consegue o beneficio. Acredito que uma saída é uma previdência paralela a do governo, com um regime de capitalização para complementar o valor recebido pela aposentadoria do regime de repartição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com