TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMO DE COMPROMISSO

Trabalho Universitário: TERMO DE COMPROMISSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2014  •  2.342 Palavras (10 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - DESENVOLVIMENTO 4

2.1 - A ESCOLA E SUA HISTÓRIA 4

3 - A ESCOLA E SUA CULTURA 6

4 - OS FUNDAMENTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA (PPP). 8

5 - A PRÁTICA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA 10

6- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

7 - REFERÊNCIAS 13

1 - INTRODUÇÃO

O presente relatório contempla inúmeras informações sobre a Escola Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta" onde estagiei. Foram 120 horas de conhecimentos muito bem aproveitados, momentos significativos em minha formação pedagógica.

A Escola Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta", é uma construção humana e seus espaços desvendam a história da sociedade, expressam valores, comportamentos e relações de grupos sociais, além de guardar uma estreita relação com as políticas pública para a educação. No início a Escola era mantida pela secretaria de Ação Social, depois passou para a rede Estadual - SEDU e atualmente é gerida e mantida pela Secretaria Municipal da Educação. A unidade de ensino foi identificada com sua história desde a sua fundação, e no ano de 1990, mudou para novo endereço, contando com uma nova estrutura física. No relatório consta também o quadro de funcionários, a função de cada um, a formação acadêmica dos docentes, a clientela com sua respectiva faixa etária e níveis de ensino. A comunidade local foi muito beneficiada com a construção do estabelecimento, a Escola Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta" tornou-se referência do centro da cidade, pois o mesmo teve seu valor comercial acrescido, também proporcionou comodidade aos que moram na proximidade. É importante ressaltar, além da estrutura, o Projeto Político Pedagógico da Escola, seu processo de elaboração, concepção de educação e de criança, sua proposta curricular, verbas recebidas, a relação com a comunidade e a utilização do espaço para a prática e o desenvolvimento escolar, bem como a preocupação com a formação integral do aluno e a sua participação na sociedade, como cidadão atuante e participativo.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 - A ESCOLA E SUA HISTÓRIA

Na sua fundação esta escola recebeu o nome de JIJA - Jardim de Infância "José de Anchieta", em homenagem ao Padre Luiz Gonzaga Macia. A Escola funcionou até20/01/1990 em um espaço ao lado da Igreja Matriz de Alfredo Chaves, atendendo apenas 03 turmas - 1º,2º e 3º períodos.

No dia 03 de janeiro de 1990, a Escola mudou para o prédio novo onde funciona até os dias atuais, na Rua Cais Costa Pinto, nº 116, no Bairro Centro - CEP: 29240-000, na cidade de Alfredo Chaves - ES. De início dividia espaço, separada por um muro da Creche Municipal Pequerruchos.

Como nosso município foi atingido que arrasou a cidade no dia 30 de novembro de 2012 e a Escola foi totalmente destruída, houve necessidade de uma grande reforma. A Creche Municipal mudou para sua sede própria e com isto a Secretaria de Educação achou apropriado quebrar o muro que fazia divisa destas escolas e transformar o JIJA num grande espaço para atender alunos de 03, 05 e 06 anos que estudam no período parcial. Com toda esta mudança, achou por bem, alterar o nome da Escola,desta forma, passou de Jardim de Infância para Centro Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta "-CMEI.

Dentro deste novo espaço e com nova nomenclatura, o CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta”, atende 12 turmas, sendo no turno matutino das 07h às 11h20min: 01 turma do maternal (03 anos), 03 turmas de alunos de nível I (alunos de 04 anos) e 03 turmas de nível II (alunos de 5/6 anos) e no turno vespertino de 12h às 16h20min: 01 turma do maternal (03 anos), 02 turmas de alunos de nível I (alunos de 04 anos) e 02 turmas de nível II (alunos de 5/6 anos). Em cada sala de aula tem matriculado 20 alunos, totalizando 230 crianças, para esta demanda a escola conta com 16 Educadores, 01 Diretora, 01 Pedagoga, 02 Coordenadoras, 01 auxiliar de Secretaria, 04 Merendeiras, 05 ajudante de Serviços Gerais. A Escola Municipal de Educação Infantil "José de Anchieta" é uma área ampla, com espaços bem arejados, possuindo 09 salas de aula. Dispõe de seis banheiros, sendo quatro para uso das crianças e dois para uso dos funcionários, uma cozinha, uma secretaria, sala de diretor, lavanderia e um maravilhoso pátio para recreação. Por se tratar de uma reforma recente apresenta perfeito estado de conservação, pintada nas cores branca e azul, amarelo, vermelho e verde.

A instituição conta com um quadro de voluntários, por ocasiões festivas, dos pais e membros da comunidade. Há aulas de arte e recreação e também atende aos alunos com necessidades especiais no ensino regular em sua especificidade.

A expectativa de muitas famílias é na socialização e a aprendizagem da criança na escola, os pais buscam na educação infantil que seu filho tenha oportunidade de convívio com outras crianças,e dessa forma, desenvolva a socialização tanto com os colegas como com os professores.

Sem dúvida a escola proporciona para as crianças uma socialização não vivenciada ainda, afinal antes da inserção no mundo escolar a criança convive predominantemente com a sua família, lidando com menos pessoas em um ambiente já conhecido, o seu lar. A escola, ao possibilitar a vivencia individual de uma estrutura mais formalizada e repleta de regras estranhas à família, vai organizando experiências de convivência necessária à formação social”. Não só na socialização como também em outros vários benefícios, percebe-se que a educação infantil funciona como base para um desenvolvimento completo.

3 - A ESCOLA E SUA CULTURA

Sabemos que a cultura é um componente ativo na vida do ser humano, e que não existe individuo no mundo que não possua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com