TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE

Trabalho Escolar: TESTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

DADOS OBTIDOS NA ABQCT TECNOLOGIA TEXTIL

3.2) Desengomagem enzimática

O mecanismo geral deste método de desengomagem reside em diminuir o peso molecular dos carboidratos tornando-se tornando-os solúveis em água.

O insumo utilizado é uma enzima que se compõe por amilase que é a parte ativa a qual digere os amidos insolúveis transformando-os em açúcares solúveis, como por exemplo a dextrina.

Amido Enzima Digestão enzimática Dextrina Enzima

Amido = Macromolécula insolúvel em água. Formado de amidos e amilopectina

Enzima = Sua parte ativa é a amilase

Dextrina = Molécula solúvel em água.

Existem três tipos distintos de enzimas. A seguir descritas algumas de suas propriedades mais importante.

a. Amilase Pancreática: esta amilase é obtida do pâncreas de animais, são eficientes até a temperatura máxima de 55 ºC, temperatura esta que se encontra abaixo do ponto de entumescimento do amido;

b. Amilase de Malte: esta amilase é obtida do Malte; possui maior resistência atemperatura podendo trabalhar em temperaturas compreendidas entre 60 e 65 ºC,também atuam em temperaturas inferiores do amido;

c. Amilase Bacteriana: obtida de bactérias, a amilase bacteríana são as que melhores secomportam com relação à temperatura pois sua faixa de atuação compreende 65 a 75 ºC,daí possuem a vantagem de atuarem na temperatura de entumescimento do amido.

Observação: Ponto de entumescimento de amido: Sabe-se que a retirada do amido é

facilitada quando este se entumesce (aumenta seu volume devido à absorção de banho), daí se o desengomante atuar na faixa de temperatura de entumescimento (70 ºC) a desengomagem realiza-se de maneira mais fraca e completa.

É bom ressalvar que a amilase bacteriana possui as propriedades mais indicadas para retirada de amido, porém apresenta a desvantagem de possuir um custo elevado em relação aos outros tipos de amilase. Portanto na elaboração de uma receita de desengomagem deve ser verificado o tipo de engomante empregado, tempo disponível, existência de aparelhos de controle de temperatura e o grau de engomagem para a escolhamais acertada do tipo de amilase. Em linhas gerais quando o tempo de desengomagem pode ser aumentado pode-se empregar a amilase de malte e a pancreática sem maiores problemas.

Vários fatores influenciam o rendimento da desengomagem enzimática tais como:

a. Insumos auxiliares: Os insumos auxiliares atuam sobre a atividade da enzima, por exemplo, o cloreto de sódio aumenta a estabilidade ao calor e, os penetrantes "quebram o filme" formado pela goma, auxiliando a umectarão do substrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com