TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE PROESP-BR

Artigos Científicos: TESTE PROESP-BR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  954 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o estado de aptidão física relacionado à saúde e desempenho motor dos praticantes de musculação da academia Equilibrium, comparando o nível de aptidão física dos avaliados com os padrões do Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR), além de reconhecer componentes indicadores de possíveis riscos de doenças crônicas relacionadas à aptidão física e capacidades motoras funcionais dos mesmos.

Nos testes foram avaliados componentes da aptidão física relacionados a saúde e ao desempenho motor, no primeiro podemos elencar como componentes relacionados a saúde, a flexibilidade, a força, a composição corporal além de um outro fator que não foi verificado nesta bateria de testes que é a capacidade física de resistência cardiorrespiratória. O segundo componente diz respeito à aptidão física relacionada ao desempenho atlético (ou desempenho motor), e abrangem as habilidades de velocidade, potencia e equilíbrio, sendo assim caracterizadas por apresentarem acentuada dependência genética e elevada resistência às modificações do ambiente.

Autores destacam, que diversos estudos demonstram que altos e moderados níveis de aptidão física em geral são muito importantes para promoção de saúde em todas as idades, tendo em vista evitar o desenvolvimento precoce de doenças crônico-degenerativas. Dentre essas doenças podemos citar como exemplos: hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitus, ansiedade, depressão, etc.

De maneira, que a inatividade física debilita sobremaneira a qualidade de vida, além de elevar os riscos de morte prematura em nossas sociedades contemporâneas.

ANÁLISE DE GRÁFICOS E DADOS

A pesquisa foi realizada na cidade de Itajaí, com alunos da academia Equilibrium, de forma aleatória, onde tentamos respeitar ao máximo a proximidade de faixa etária, num grupo misto de vinte pessoas, como ilustra o gráfico abaixo, onde realizaram os testes treze pessoas do gênero masculino e sete feminino.

Agora iremos tratar a análise dividindo os resultados em gênero, onde observaremos um gráfico para o sexo masculino e outro para o feminino, trabalhando separadamente, para melhor visualização doa produto final.

Ao se analisar os índices de massa corporal (IMC) dos voluntários avaliados constatou-se que dentre as mulheres somente duas estavam fora do padrão considerado ideal , já com os rapazes um fato interessante que ocorreu foi que cinco dos treze avaliados foram apontados com sobrepeso, porem a composição corporal dos mesmos, apresenta um baixo percentual de gordura e alto em massa muscular (massa magra), o que segundo os padrões do IMC os classificou como sobrepeso, porem ressaltamos que os mesmos estão bastante condicionados e apresentam um padrão corporal dentro da normalidade, não apresentando assim sinais sinais de obesidade, o que nos leva a crer que esses fatores tenham influenciado no resultado do calculo. Todos os outro avaliados apresentaram padrões normais, de acordo com os referenciais do PROESP-BR.

A flexibilidade é uma valência fundamental na execução de movimentos de amplitude muscular, sendo que com uma boa flexibilidade o risco de evitar lesões é maior, além de facilitar o e melhorar a produção diária no cotidiano do indivíduo.

De acordo com o referencial do PROESP-BR, o grupo feminino apresenta uma parte considerável das avaliadas com pouca flexibilidade, totalizando 3 sujeitos classificadas como fracas, o que aumenta a probabilidade de indicadores de risco à presença de desvios posturais e dores nas costas, segundo o PROESP. Porem o restante do grupo apresentou níveis regulares e bons, atenuando a situação. Já em relação ao grupo masculino, um outro fato interessante foi o grande grau de flexibilidade aferido, mostrando que os rapazes dessa amostragem apresentam menos chances de se depararem com doenças relacionadas à postura futuramente.

A região lombo-pélvica, é fundamental para a manutenção postural e muscular, o que coloca esta região abdominal, como fundamental para manter uma postura de qualidade, todos os avaliados saíram-se muito bem nesse quesito, é importante ressaltar que este rendimento acima da média se dá também pelo fado de que trabalhamos com pessoas que frequentam academia e treinam de 3 a 5 vezes por semana, o que favoreceu o bom resultado deste teste e alguns outros, neste teste de força e resistência abdominal todos avaliados ficaram com resultados satisfatórios.

O objetivo deste teste foi medir a potencia dos membros superiores. A partir dos dados obtidos e comparando os resultados com os padrões normativos disponíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com