TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE SITUACIONAL DE DIDÁTICA

Trabalho Universitário: TESTE SITUACIONAL DE DIDÁTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/2/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

Reflexões Sobre Educação e Ensino

Teste Situacional

Leia as proposições numeradas de 1 á 30 marcando o que você pensa sobre Educação e Ensino. Procure usar o mínimo de vezes a alternativa número (3). Ao final, transporte suas opções para o segundo quadro. Escolha, para cada proposição, somente uma das opções abaixo:

1 Discordo totalmente. 2 Discordo. 3 Não sei. 4 Concordo. 5 Concordo totalmente.

01 A inteligência é uma faculdade capaz de acumular, armazenar informações, das mais simples às mais complexas.

02 O conhecimento é o resultado direto da experiência, é uma cópia do que existe no mundo externo. A educação preocupa-se com aspectos mensuráveis e observáveis.

03 O conhecimento é uma construção contínua e essencialmente ativa. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam antes no indivíduo.

04 O ensino é centrado no aluno dando-se ênfase à sua vida psicológica e emocional – preocupando-se com seu auto-conceito. É muito mais importante o relacionamento interpessoal (professor/aluno e aluno/aluno) do que a natureza das tarefas.

05 A educação deve enfatizar aspectos sócio-político-culturais, preocupando-se com a cultura popular e enfatizando a democratização da cultura.

06 Ao professor compete informar e conduzir seus alunos. Os objetivos são escolhidos pela escola ou pela sociedade.

07 Cabe à escola manter, conservar e em parte, modificar os padrões de comportamento aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade.

08 Deve-se dar a qualquer aluno a possibilidade de aprender por si próprio, oferecendo-lhe liberdade de ação.

09 O aluno é considerado uma pessoa situada no mundo em processo contínuo de descoberta de seu próprio ser, ligando-se a outras pessoas e a grupos, visando sua auto-realização.

10 Toda ação educativa deve ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem, como de uma análise do meio de vida desse homem, a quem se quer ajudar para que se eduque.

11 A aprendizagem deve ser vista como um fim em si mesma

12 A aprendizagem é garantida pela sua programação. Os comportamentos desejados são instalados por reforços como elogios, notas e prêmios.

13 A função do professor consiste em fazer desafios. Ele deve assumir o papel de orientador, coordenador e observador, levando o aluno a trabalhar independentemente.

14 Não existem modelos educacionais prontos, nem regras a seguir. Os alunos devem assumir a responsabilidade por decisões pessoais.

15 A escola deve ser um local onde seja possível o crescimento mútuo do professor e dos alunos, num processo de conscientização – o uso de notas visando produtos de aprendizagem torna-se uma barreira para esse processo.

16 A escola é o lugar onde se realiza a educação; é a agência sistematizadora de uma cultura complexa – local da apropriação do conhecimento.

17 O ser humano não é livre, é uma conseqüência das influências ou forças existentes no meio ambiente.

18 Uma das formas de se verificar o rendimento do aluno é através de produções livres com expressões próprias e produções sob diferentes formas.

19 O ensino deve envolver técnicas de dirigir, sem dirigir – é o método não diretivo. O professor deve ser considerado como um instrumento à disposição da classe que o utiliza nas situações de aprendizagem quando desejar.

20 O professor e os alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com