TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TGA - Taylor

Exames: TGA - Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 5

Como direcionar os funcionários e deixar a indústria mais eficiente?

Temos aqui uma empresa industrial com 1000 funcionários. Dentro desse número temos 30 setores de trabalho, ou seja, cada setor realiza uma tarefa diferente. Dentro destes setores há a falta de métas e métodos definidos para, unanimente, executarem os serviços com eficiência. Cada funcionário já foi designado para uma tarefa específica, mas, os mesmos, não estão executando o serviço de uma forma padrão. As condições de trabalho na indústria não são boas, falta um bom incentivo para a produção em massa, que acaba resultando em baixa produtividade. A administração deixa à escolha do funcionário a melhor maneira de realizar o seu trabalho, assim, cada um acaba produzindo em quantidade e qualidade diferentes.

Para resolver esses problemas, nos baseamos no Movimento da Administração Científica, de Taylor.

Frederick Winslow Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da Administração Científica. Seu trabalho junta-se ao de outras pessoas, que, na mesma época, compartilhavam esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência, que possibilitassem resolver os grandes

A abordagem básica da Escola da Administração Científica se baseia na ênfase colocada nas tarefas, sendo tarefa toda e qualquer atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial. Os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.CHIAVENATO (2007, p.54)

A essência da filosofia de Taylor era que leis científicas governam o quanto um trabalhador pode produzir por dia, e que é função da administração descobrir e usar estas leis na operação de sistemas produtivos (e a função do trabalhador é executar os desejos dos administradores sem questioná-los). (DAVIS, 1999)

De acordo com Chiavenato (2007), o método de Taylor visava minimizar os seguintes problemas:

1. Vadiagem sistemática dos operários, que reduziam a produção acerca de um terço da que seria normal, para evitar a redução das tarifas de salários pela gerência. Há três causas determinantes da vadiagem no trabalho:

a. O engano disseminado entre os trabalhadores de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego.

b. O sistema defeituoso de Administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses pessoais.

c. Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.

2. Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessário para sua realização.

3. Falta de uniformidade das técnicas e dos métodos de trabalho. Para sanar esses três males, Taylor idealizou o Scientific Management difundido sob o nome de Administração Científica

Segundo Costa (2000), se um trabalho simples for distribuído a diversas pessoas sem que a elas se indique o método adequado a ser usado, talvez cada pessoa use um realize sua tarefa de modo diferente. Por conseguinte os trabalhos poderão ser feitos em tempos diferentes, com custo e qualidade variados. Sendo assim ,o que lhes falta é um método de trabalho. Método de trabalho é um conjunto de princípios, procedimentos e técnicas, adotado para se fazer algo, ou a maneira como se trabalha. (COSTA, 2000)

Para Ferreira (1997) os Alicerces da Administração Científica são:

1. Comando e controle. A gerência funciona como uma ditadura benigna inspirada nos modelos militares. O gerente planeja e controla o trabalho; os trabalhadores o executam. Em suma, o gerente deve pensar e mandar; os trabalhadores obedecer e fazer de acordo com o plano.

2. Uma única maneira certa (the one best way). O método estabelecido pelo gerente é a melhor maneira de executar uma tarefa. O papel dos trabalhadores é utilizar o método sem questioná-lo.

3. Mão-de-obra, não recursos humanos. A força de trabalho é a mão-de-obra, ou seja, a mão contratada sem qualquer envolvimento da pessoa na organização. Como a oferta de trabalhadores era abundante, a empresa nada devia a eles, embora esperasse lealdade de sua parte.

Como pré-requisito para implementar a Administração Científica se encontra a divisão de responsabilidades. A administração ou gerência é responsável pelo planejamento e a supervisão, ou seja estudo minucioso do trabalho do artífice e o estabelecimento do método adequado de trabalhoe, assistência contínua ao trabalhador durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com