TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  27/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

THIEGO GARRITO FOSALUZA (1141732)

Licenciatura em Pedagogia

UTILIZAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Orientadora: Profª. Me. Aparecida Helena Ferreira Hachimine

Claretiano - Centro Universitário

Rio Claro

2019

UTILIZAÇÃO DAS TICS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 INTRODUÇÃO 

A sociedade moderna vem passando por inúmeras e rápidas mudanças, este fenômeno é impulsionado, principalmente, pelas inovações tecnológicas. É necessária uma reflexão por parte de professores, dos gestores educacionais e comunidade científica em geral, sobre a utilização das TICs na educação brasileira. Para que essas tecnologias possam ser utilizadas de forma eficaz é preciso que o professor tenha domínio (conhecimento técnico) dessas tecnologias e saiba como utilizá-las, integrando-as ao conteúdo, para que possam contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem (LEITE & RIBEIRO, 2012). A inserção das TICs na educação pode ser uma importante ferramenta para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, toda a técnica nova só é utilizada com desenvoltura e naturalidade no fim de um longo processo de apropriação. No caso das TICs, esse processo envolve claramente duas facetas que seria um erro confundir: a tecnológica e a pedagógica (PONTE, 2000).

Para a inclusão dessas tecnologias na educação, de forma positiva, é necessária a união de multifatores, dentre os quais, pode-se destacar como mais importantes: o domínio do professor sobre as tecnologias existentes e sua utilização na prática, e isso passa, necessariamente, por uma boa formação acadêmica. (LEITE & RIBEIRO, 2012)

        Para Imbérnom (2010, p.36):

Para que o uso das TICs signifique uma positiva transformação educativa, muitas coisas terão que mudar. Muitas estão nas mãos dos próprios professores, que terão que redesenhar seu papel e sua responsabilidade na escola atual. Mas outras tantas escapam de seu controle e se inscrevem na esfera da direção da escola, da administração e da própria sociedade.

Segundo a pesquisa TIC Educação 2014 (CETIC, 2014), 82% dos professores de escolas públicas brasileiras produzem conteúdos para as aulas por meio do uso das TICs. Já o uso da Internet para publicação ou compartilhamento de conteúdo próprios a serem utilizados com os alunos é feito por 28% dos docentes destas instituições, evidenciando um aumento de sete pontos percentuais em relação a 2013.

Sendo assim, é preciso verificar as necessidades tecnológicas dos docentes em duas perspectivas: a primeira com foco na habilidade destes professores e a segunda quanto às TICs que não usam, mas gostariam de usar.

JUSTIFICATIVA

Para Clebiana Dantas Calixto, Clediana Dantas Calixto e Jane Cleide Cardozo dos Santos (2011), quando se trata da formação de professores, pensa-se nos cursos de nível superior que irão atuar na educação. Segundo as autoras, sob esse enfoque discute-se a formação para o uso das tecnologias na educação e que, na grande maioria das instituições formadoras, os cursos oferecidos ainda se distanciam da nova abordagem que incorpora o uso das TICs.

De acordo com o Centro Regional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC), órgão com a missão de monitorar a adoção das tecnologias de informação e comunicação, em 2014, “a maior parte dos professores de escolas públicas declaram que aprenderam sozinhos a utilizar computador e Internet (67%), enquanto que a proporção daqueles que fizeram cursos de formação específicos sobre as TIC é menor (57%)” (TIC Educação, 2014, p. 29). A solução para esse problema seria criar novos cursos para capacitar melhor os professores com o uso das TICs.  Uma pequena parcela dos professores diz ter dificuldade em utilizar recursos tecnológicos e acreditam que essas ferramentas podem trazer benefícios ao aluno em termos de interação, porém não admitem seu uso como essencial. Tal parcela de professores são, na grande maioria professores de educação básica, do qual possuem mais dificuldades devido ao fato de nem sempre os alunos serem totalmente autônomos. Essa parcela de professores, deve ser capacitada para iniciar com um pouco de interação, de maneira prática utilizando suas mesmas táticas pedagógicas em conjunto com a tecnologia.

DESENVOLVIMENTO

O objetivo desse projeto foi investigar como as TICs podem e devem ser inseridas no cotidiano do ambiente escolar, apoiando o processo de ensino e aprendizagem colaborativo. Considerando o interesse e as necessidades dos educandos, beneficiando e favorecendo a integração dos estudantes de forma livre e responsável no processo de construção do conhecimento. No que se refere à formação dos professores para aprimorar o uso das TICs na educação básica, é necessário impor certos valores que dizem respeito às atitudes desses professores. Por experiência própria, o pesquisador aqui em questão, verificou que muitas vezes os professores utilizam TICs que não atraem de maneira totalmente eficaz a atenção do aluno, ou por possuírem problemas de resolução muito rápida ou por uma não satisfatória análise e realização de um plano que atenda os objetivos traçados. Para melhorar isso é sugerido um curso de aperfeiçoamento com professores do 1º ao 5º ano. Ou seja, é importante que o curso proporcione uma análise das implicações sociais, culturais, éticas e legais das TICs, desenvolvendo com eles, sempre práticas coerentes com as perspectivas defendidas (PEREIRA, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (109.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com