TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem”

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

A utilização das TIC no processo de Ensino-Aprendizagem”

A generalização das novas tecnologias digitais interactivas e as novas tecnologias de multimédia estão a mudar a forma como produzimos, nos relacionamos, até mesmo como nos divertimos. Elas não só fazem parte do nosso quotidiano, inclusive do espaço escolar, como também facilitam e auxiliam o nosso acesso à informação. E, a urgência em sabermos lidar com estas novas tecnologias não é apenas uma  questão de moda, estes novos recursos põem à disposição dos profissionais da educação múltiplas possibilidades para aquisição de novos conhecimentos através da informação disponibilizada na rede. Permite inclusive a interacção com pessoas das mais variadas culturas, possibilitando o intercâmbio das diferentes formas de apreender a realidade.

Sendo a educação a nossa esfera de acção, é nas tecnologias de informação e comunicação que depositamos a nossa esperança e abraçamos com força um recurso; a Internet/Web. Dentro deste contexto, é essencial que a educação formal não passe a ser uma barreira para a utilização destas novas tecnologias, mas sim, adoptá-las, de modo que possam ter um impacto abrangente e positivo na formação escolar dos alunos. Para tal o profissional da educação não pode estar desactualizado, muito menos ser um analfabeto tecnológico. Tem que saber tirar proveito destas tecnologias para enriquecer a sua prática pedagógica.

Assim o professor deve:

- utilizar instrumentos de referência e materiais on line para planificar as  suas aulas;

- integrar hipertextos nas actividades a propor às crianças; acompanhar as crianças nos seus processos de pesquisa, construindo itinerários de pesquisa;

- seleccionar sites destinados a crianças em função de projectos pedagógicos;

- construir  actividades pedagógicas adequadas ao desenvolvimento das cinco competências referidas no Currículo Nacional, servindo-se dos recursos disponibilizados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação.

Os computadores, sobretudo a Internet, vieram permitir a abertura da Escola a outros espaços. As crianças podem sair da sala e visitar bibliotecas, museus, jardins, cidades,…

Actualmente o computador já não é apenas um recurso engraçado, o conhecimento das potencialidades disponibilizadas pelas tecnologias pode permitir à Escola usufruir destas vantagens comunicativas e estar alerta para evitar utilizações indesejáveis.

Na Sessão sobre esta temática, acho que se fiz uma abordagem satisfatória, aquando da pesquisa na Internet seguiram o guião para ouvir a história e tirar  informações  contidas na capa a contracapa relativas ao livro da história, para posteriormente preencher uma grelha. Foi uma forma diferente se trabalhar um pouco a área das TIC. A maioria dos alunos correspondeu com entusiasmo e inspiração às actividades propostas, respondendo positivamente ao que lhes foi pedido. O carácter lúdico de quase toda a sessão suscitou, quase sempre, um empenhamento e uma concentração de quase todos os alunos.
Por isso, considero que no global, os objectivos definidos para esta sessão foram atingidos. Contudo tenho  a noção que muitas outras actividades poderei fazer no futuro, seguindo as orientações dadas nesta oficina temática, que a meu ver são projectos de leitura e de escrita que muito podem contribuir para o sucesso dos alunos  no ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com