TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Como as TICs estão sendo utilizadas no ensino da minha área de formação?

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 4

Projeto de Prática - Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs): Como as TICs estão sendo utilizadas no ensino da minha área de formação?

Com o avanço das tecnologias e com a rapidez com que as informações chegam até nós nos dias de hoje, existe a necessidade de também transformarmos nossos processos de ensino - aprendizagem de maneira constante.

Atualmente, desde o nascimento, as crianças têm contato direto com uma tecnologia avançada, onde, a comunicação é feita de forma interativa, dinâmica, com riqueza de detalhes, com gráficos exuberantes que atraem a atenção de forma plena (smartfones, computadores, tablets, aparelhos de T.V., etc...). Dessa forma, se os processos de educação não compartilharem desse mesmo avanço, provavelmente se torne um processo retrogrado e fadado a falência.

Há porém, uma série de obstáculos a serem vencidos para que essa prática seja efetiva nos processos de aprendizagem. A principal barreira está na infra estrutura das escolas, que devem ser modificadas e equipadas a fim de atender plenamente os interesses dos aprendizes (investimentos em equipamentos, sistemas, softwares, hardwares e plataformas).

Outro ponto a ser considerado, está na formação compatível de professores e pedagogos que atuarão com essas tecnologias, onde é necessário que os profissionais estejam capacitados a trabalhar com novas tecnologias (tanto no momento da formação, quanto em constantes reciclagem para acompanhar assim os processos de avanço tecnológicos) favorecendo assim, o método de ensino e aprendizagem. É necessário ainda, ter a disposição de se comunicar clara e abertamente com seus alunos, de forma a colher dados e entender a realidade econômica, social e cultural daquele grupo para que possa ser aplicado o que os irá alcançar de forma assertiva, atraindo a atenção e os envolvendo, para que o aprendizado se torne agradável, prazeroso e divertido, gerando dessa forma, ganho nesse processo.

Existem muitos desafios vivenciados pelos educadores na esfera escolar, entre eles estar alinhado com o que os aprendizes vivem, com a realidade, quantidade e agilidade de informações que eles têm acesso e ter a habilidade para trabalhar com as ferramentas que as TICs podem oferecer, entre elas: textos, jogos, internet, filmes, músicas, poesias, TV, radio, notebooks, conteúdos lúdicos e estruturantes, etc..., tudo isso com o intuito de formar cidadãos críticos e atuantes.

O chamado "Ensino Híbrido" deve ganhar cada vez mais espaço nas escolas, o sistema que mistura o papel, cadernos e apostilas com novas formas de aprendizagem (quizz, vídeoaulas, questionários, jogos, ferramentas multimídeas etc ...), gera ganhos também quando consideramos a educação inclusiva, que conta ainda com o sistema de Libras para sua comunicação. Esse ensino híbrido, motiva a autonomia sobre a aprendizagem, atitude participativa, resolução de problemas e conflitos e cria oportunidades para a construção do conhecimento. Nesse modelo a aula expositiva é reduzida enquanto as atividades práticas ganham mais espaço.

Outros pontos relevantes em relação ao uso das TICs na educação são:

 Acesso universal a educação (equidade de qualidade), desenvolvimento (educador e educando), melhoras significativas na gestão e capacitação;

 Educação inclusiva (pessoas com deficiência e igualdade entre homens e mulheres);

 Resultados estatísticos (coleta de dados e construção de indicadores);

 Motivar um desenvolvimento do aprendiz mentalmente mais ágil com interesse em uma gama maior de matérias, antes não percebida;

 Transformar o ambiente de sala de aula em um centro de sabedoria onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com