TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Seminário: TIPOS DE PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  Seminário  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

Planejamento é a função administrativa que determina quais são os objetivos a serem atingidos e o que precisa ser feito para alcança- lo da melhor forma. Não é um instrumento encontrado somente nas organizações, encontramos o planejamento nos estudos de um acadêmico, na receita de um bolo de uma cozinheira, em um curso de inglês, na planta de um prédio, na organização de uma orquestra, enfim, podemos encontrar o planejamento em tudo o que nos rodeia.

No mundo em que vivemos hoje, as constantes mudanças de clima e comportamento, avanços da tecnologia, pressões e correrias diárias, influem diretamente na visão dos empresários, colaboradores e clientes de uma organização. Esta por sua vez, deve estar atenta ao que virá pela frente e o que isso influirá na sua posição no mercado, no seu produto ou serviço. Para isso, a organização precisa planejar seu futuro baseando no seu campo de atuação e nas necessidades que seus clientes virão a ter. O planejamento não visa obter as decisões que serão tomadas no futuro, mas sim, os resultados que as decisões presentes alcançarão no futuro. Ele toma decisões, para se chegar a um objetivo, tomando em conta os fatos, estimativas e um pouco de previsibilidade de futuro; usando de vários recursos como o financeiro, humano e tecnológico. Planejar é, portanto, decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer, quando fazer e quem deve fazer.

TIPOS DE PLANEJAMENTO

Podem-se distinguir três tipos de planejamento:

• Planejamento estratégico

• Planejamento tático

• Planejamento operacional

Planejamento Estratégico: é um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

Planejamento Tático: tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Assim sendo, trabalha com os objetivos estabelecidos no planejamento estratégico. Portanto, o planejamento tático é desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal objetivo a utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução de objetivos previamente fixados, seguindo uma estratégia predeterminada.

Planejamento Operacional: é a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação têm-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.

Segue abaixo a pirâmide dos níveis:

O planejamento estratégico em relação ao planejamento tático é:

• De prazo mais longo, pois considera um conjunto de planejamentos táticos, e sua soma deve provocar um período de tempo maior para sua conclusão;

• De amplitude maior, pois considera a empresa como um todo, enquanto o planejamento tático considera apenas uma parte dela;

• De

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com