TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO E TITULAÇÃO DE COMPLEXAÇÃO DA ÁGUA DA TORNEIRA

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

EXPERIMENTO 02: TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO E TITULAÇÃO DE COMPLEXAÇÃO DA ÁGUA DA TORNEIRA

Lauro de Freitas

2015


[pic 2]

EXPERIMENTO 02: TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO DO ÁCIDO ACÉTICO E TITULAÇÃO DE COMPLEXAÇÃO DA ÁGUA DA TORNEIRA

[pic 3]

Lauro de Freitas

2015


SUMÁRIO


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na análise titulométrica ou titulometria, o constituinte, o constituinte desejado é determinado medindo-se a sua capacidade de reação contra um reagente adequado usado na forma de uma solução com concentração exatamente conhecida, chamada solução padrão.  A solução padrão é adicionada progressivamente á solução contendo o constituinte até completar-se a capacidade de reação deste último. Esta operação, que é realizada com o auxilio de uma bureta, denomina-se titulação, a quantidade do constituinte é achada em função do volume ou peso da solução padrão – também denominada solução titulante – gasto na titulação.

Há duas técnicas titulométricas: a titulometria volumétrica, que mede o volume de solução padrão requerido para reagir com o constituinte, e a titulometria gravimétrica, que mede o peso da solução padrão consumida. A técnica praticada correntemente é a titulometria volumétrica, normalmente denominada análise volumétrica ou volumetria. A etapa critica da titulação é a parte final, em que um sinal qualquer deve indicar que a capacidade de reação do constituinte esgotou-se.

Chama-se ponto de equivalência ou ponto final teórico o ponto ideal da titulação que corresponderia á adição do reagente titulante em quantidade exatamente equivalente á quantidade do constituinte originalmente presente. Em principio qualquer propriedade que varie bruscamente nas imediações do ponto de equivalência pode servir para sinalizar o fim da titulação. Um meio muito usado é o que consiste em adicionar ao sistema um reagente auxiliar ou indicador, capaz de produzir, por exemplo, uma mudança de coloração muito perto do ponto em que se completa a capacidade de reação do constituinte. O ponto em que isso ocorre é denominado ponto final da titulação, o ponto de equivalência e o ponto final não coincidem necessariamente, a diferença entre eles constitui o erro de titulação que pode ser determinado experimentalmente.

A titulometria de neutralização compreende titulações de espécies ácidas com solução padrão alcalina e titulações de espécies básicas com solução padrão ácida. Tem-se, assim, duas variantes da titulometria de neutralização, a alcalimetria e a acidimetria, respectivamente, o reagente titulante é sempre um ácido forte ou uma base forte.

Geralmente, o ponto final na titulometria de neutralização é sinalizado com o auxílio de indicadores ácido-basicos. É, assim, muito importante, visto que cada indicador possui uma zona de transição própria, conhecer o ponto da escala do pH em que se situa o ponto de equivalência da titulação e mais do que isso, a maneira como varia o pH no curso da titulação, particularmente em torno do ponto de equivalência. O ponto de equivalência coincide com o ponto de neutralidade (pH 7) quando a titulação envolve um ácido forte e uma base forte, nos demais casos, o ponto de equivalência se acha  deslocado para a região alcalina na titulação de um ácido fraco com uma base forte,  e para a região ácida na titulação de uma base fraca com ácido forte. Mais decisivo para a adequada escolha do indicador é, entretanto, o conhecimento da forma como varia o pH nas imediações do ponto de equivalência .

A dureza da água é provocada essencialmente pela presença, em solução, de sais de cálcio e magnésio, e é responsável por vários inconvenientes como precipitação de sabões, formação de crostas em caldeiras, manchas em tecidos, etc.

A dureza da água é expressa, em geral, em “miligramas de CaCO3 por litro de água” ou “partes por milhão” (p.p.m) em CaCO3. Supondo que fossem dosados separadamente os sais de cálcio e magnésio, eles seriam, então, calculados em equivalências de CaCO3 e a soma dessas equivalências, em mg/1 seria a dureza total da água.

A dureza “em carbonato” ou “temporária” assim chamada porque pode ser eliminada pela fervura, compreende os bicarbonatos de cálcio e magnésio, e pode ser determinada mediante adição de solução de ácido clorídrico 0,1 N a um certo volume da água até viragem do indicador alaranjado de metila. A dureza “permanente” ou “em não carbonato” corresponde essencialmente aos sais dissolvidos, de cálcio e magnésio. O conteúdo de cálcio pode, então, ser determinado por titulação com EDTA (ácido etilenodiaminotetracético), que constitui em um dos métodos mais utilizados de titulometria desde 1945.

  1. OBJETIVOS

2.1. Titulação de neutralização - Prática 01:

  • Determinar a concentração de ácido acético em vinagre comercial;
  • Comparar com o limite permitido por lei (4% ou 0,67 mol.L-1);
  • Propor explicações para a discordância entre os valores.

2.2. Titulação de complexação - Prática 02:

  • Determinar a dureza (Ca2+ e Mg 2+) da água da torneira;
  • Classificar a água quanto a sua dureza, a partir do valor de dureza determinado.

  1. MATERIAIS E REAGENTES

Quadro 1 – Materiais utilizados na prática 01.

Vidraçaria/Material

Quantidade

Capacidade (mL)

Erlenmeyer

3

250

Balão volumétrico

1

250

Béquer

2

50

Suporte universal

1

-

Garras Metálicas

1

-

Pisseta

1

500

Bastão de vidro

1

-

Bureta de vidro

1

50

Pipeta graduada

1

10

Pêra ou pipetador

1

-

Balança analítia

1

-

Quadro 2 – Reagentes utilizados na prática 01.

Reagentes

Concentação (mol.L-1)

Vinagre comercial

-

Hidróxido de Sódio

0,1

Solução Indicadora de Fenolftaleína

-

Água destilada

-

Quadro 3 – Materiais utilizados na prática 02.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (78.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com