TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO RACIONAL DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A EMPRESA SOLUÇÃO SACADAS

Por:   •  4/5/2015  •  Monografia  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE UNIÃO BANDEIRANTE

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

PROFESSORA: SHANDI CARDOSO

ARTHUR F. COSTA

JOÃO CARLOS LIÇA JUNIOR

RAFAEL EFFTING

 PROPOSTA DE IMPLATAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO RACIONAL DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A EMPRESA SOLUÇÃO SACADAS

SÃO JOSÉ

2015


ARTHUR F. COSTA

JOÃO CARLOS LIÇA JUNIOR

RAFAEL EFFTING

 PROPOSTA DE IMPLATAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO RACIONAL DE CUSTO E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA A EMPRESA SOLUÇÃO SACADAS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Administração da Faculdade União Bandeirante requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Administração.

Orientador(a): Marcelo Cavalcanti, Mestre

São José

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        04

1.1 Tema e Problema de Pesquisa        05

1.2 Objetivos        05

1.2.1 Objetivo Geral        05

1.2.2 Objetivos Específicos        05

1.3 Justificativa        06

REFERÊNCIAS        07


1. INTRODUÇÃO

O ambiente econômico está marcado pela constante busca das empresas em se tornarem mais competitivas, procurando um diferencial que possam elevar o seu nível a um ponto de evidencia no mercado e para a sociedade. Para alcançar tal vantagem é necessário possuir um conhecimento próprio de seus custos, tornando imprescindível a existência de um sistema de gestão estratégico de custos, no qual afetará a tomada de decisão na formação de preços. Esta gestão inteligente dos custos pode ser o diferencial da empresa e, lhe proporcionar uma maior vantagem competitiva.

A Contabilidade de Custos é responsável por estruturar o sistema de custos, considerado uma ferramenta capaz de oferecer informações relativas à estrutura de custos nos diversos tipos de empresas, constituindo um dos mais importantes sistemas de informação dentro da empresa, por disponibilizar dados e informações e, como consequência, gerando mais resultados, favorecendo assim, aos administradores nas tomadas de decisões acerca da formação de preços dos produtos.

Conforme Bomfim e Passareli ( 2011) , Adotar critérios adequados de apreçamento é procedimento fundamental para assegurar a rentabilidade satisfatória de um empreendimento qualquer que seja o seu porte ou seu ramo de atividade .

Entretanto, a precificação dos produtos é uma tarefa que exige tanto o conhecimento interno como o externo da empresa, pois a apuração equivocada dos custos pode afetar negativamente nos seus resultados.

Segundo Bomfim e Passareli ( 2011) , a determinação de preço de venda de produtos e serviços é, em essência uma tarefa complexa e requer técnica adequada e pessoal especializado por causa da complexidade de alguns fatores que interferem no processo.

Desta maneira, um sistema de gestão racional de custos é essencial para as empresas da atualidade, pois facilita a precificação de produtos, maximiza os resultados e, consequentemente, gera mais competitividade no mercado.

1.1 Tema e Problema de Pesquisa

Na empresa Solução Sacadas não há um sistema racional de gestão de custos, não tendo parâmetros próprios para o devido posicionamento de seus preços. Esta falta de controle e informação faz com que a empresa fique insegura ao precificar seus produtos e disponibiliza-los no mercado. Prejudicando assim o seu faturamento e a sua possibilidade de crescimento.

Deparando-se com esta dificuldade, foi identificado o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância da gestão racional de custos na formação do preço de venda para a empresa Solução Sacadas Comércio de Alumínios e Ferragens Ltda.?  

  1. .Objetivos

1.2.1. Objetivo Geral

Sugerir a implantação de um sistema racional de gestão de custos para a empresa Solução Sacadas Comercio de Alumínios e Ferragens Ltda.

1.2.2. Objetivos Específicos

a)        Caracterizar a empresa foco da pesquisa;

b)        Fundamentar teoricamente sobre o tema em questão;

c)        Por intermédio de entrevista junto aos colaboradores do setor de Controladoria de Custos, verificar como é feito o monitoramento do controle de custos e formação de preços ;

d)        Propor sugestões de melhoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (147.9 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com