TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO CADEIA DE SUPRIMENTOS

Exames: TRABALHO CADEIA DE SUPRIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.644 Palavras (7 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão da Cadeia de Suprimentos

Questão 1

Desenvolva um exemplo para ilustrar trade-off entre custo e serviço.

R:Primeiramente podemos definir trade-off como sendo uma relação entre os custos para melhoria de algo que trará benefícios futuros para a empresa, ou seja, "trade-off ou compensação de custos é o reconhecimento de que os padrões de custos das várias atividades da empresa freqüentemente revelam características que as colocam em conflito mútuo". Decisões de melhorar e padronizar os processos (estocagem, armazenamento, processamento de pedido, transporte, produção, etc), analisar os desperdícios, focar nos clientes, adquirir tecnologia e equipamentos, ou capacitar os colaboradores, para alguns gestores, são custos. Porém para aqueles profissionais que possuem visão holística e sistêmica do negócio, que buscam melhoria contínua e querem que suas organizações perpetuem no mercado, essas decisões são benefícios que ajudam as organizações a alcançarem a visão, as metas estratégicas (curta, média e longo prazo) e os objetivos traçados, ou seja, maximizar o lucro. Um exemplo de trade-off pode ser dado dentro da empresa que eu trabalho que atua no segmento industrial de fabricação de cimentos, com 100 anos de mercado e 60 anos de Brasil, A partir de 2001, após a empresa identificar a incidência de uma série de situações que criavam obstáculos para a excelência da qualidade no atendimento tais como: divergências no preenchimento do formulário de compra, problemas na linha de produção (como informações divergentes na quantidade dos estoques para a produção), falta de acuracidade de previsão de demanda de mercado e atrasos na entrega. Para superar os obstáculos ocorreram mudanças como: implementar um sistema ERP como exemplo o SAP que melhorou o processamento das informações de estoque dos produtos, melhorando a confiabilidade das informações otimizando o processo produtivo e garantindo a fabricação e entrega dos produtos aos clientes na data acordada. Todo o processo agora é feito por um programa de gestão integradoque fez com que a empresa pudesse ter um um controle sobre os seus estoques onde de uma unica planta de fabricação, o analista conseguia ver o nível de estoque e a produção das outras unidades podendo em caso de necessidadade até transferi materias primas sobrando de uma unidade para outra. Para o gestor, "as mudanças trouxeram confiabilidade das informações, redução de custos operacionais e principalmente a satisfação dos nossos clientes".

Questão 2

O que é posicionamento estratêgico? De que forma a logistica está relacionada com os processos universais que todas as organizações devem alcançar?

R:O posicionamento estratégico é, antes de qualquer coisa, uma escolha. Você escolhe atender um determinado perfil de cliente, oferecer uma determinada lista de atributos, cria uma determinada cadeia de valores. Essa escolha envolve outra decisão fundamental: decidir o que você NÃO vai oferecer, que produtos não vão vender, em quais mercados não vai atuar. O problema é que muita gente prefere não tomar decisão alguma a correr o risco de estar errado na escolha.

A logistica está relacionada ao processo de pposicionamento por acesso que visa trabalhar com o acesso ao produto ou serviço. Por exemplo, geograficamente (logística, distribuição, etc.), ou seja, existem 5 fatores que estão diretamente ligados e relacionados ao processo estratégico logístico de uma empresa que devem ser observados que são:

1. Coordenação do fluxo de produtos: o fluxo de produtos deve ser puxado, ou seja, acionado pelo elo que está mais próximo ao consumidor final ou empurrado, ou seja, coordenado pelo elo que está mais próximo do fornecedor inicial?

2. Política de produção: uma empresa deve produzir para estoque, com base em previsões de vendas futuras, ou produzir contra pedido, atendendo sempre a demanda real apenas no momento que o cliente coloca o pedido?

3. Alocação de estoques: os estoques devem estar centralizados num único local, ou descentralizados por várias instalações?

4. Política de transportes: uma empresa deve operar com modais de transporte mais lentos e baratos, como o ferroviário e o marítimo, ou mais rápidos e caros, como o rodoviário e o aéreo? Deve buscar a consolidação do transporte ou a entrega expressa?

5. Dimensionamento da rede: quantas instalações deve ter uma empresa, qual a localização de cada uma, que produtos e mercados devem ser atendidos por cada instalação?

Questão 3

Explique as três medidas de serviço logístico e a importância de cada uma.

R:As três medidas do serviço logístico são os processos de Pré-transação, transação e pós-transação.

Na etapa da pré-transação são abordados os assuntos de declaração formal da política de serviços ao cliente: em que se estabelece claramente o nível de serviço para certo cliente ou categoria de clientes, evidenciando as responsabilidades da empresa e os prazos de entrega.

Elaboração de planos de contingência para lidar com imprevistos. Acessibilidade do cliente à empresa: facilidade de contato do cliente com o atendimento. Definição do grau de flexibilidade do sistema logístico: capacidade para atendimento de pedidos especiais. Definição da estrutura organizacional para implementar e monitorar o serviço ao cliente. Disponibilização de treinamento técnico e elaboração de manuais para os clientes.

Na etapa de Transação são abordados os assuntos de nível de falta de estoque, habilidade com pedidos em aberto, elementos do ciclo do pedido, tempo, transbordo, acurácia do sistema, conveniências de pedido e substituição de produto.

A última etapa é a de Pós-transação que aborda os assuntos de instalação, garantia do produto, alterações, reparos, disponibilidade de peças de reposição ou do próprio.

Produto, rastreamento do produto, atendimento e tempo de resposta a reclamações ou queixas dos clientes, embalagem do produto e substituição temporária do produto durante o reparo.

Questão 4

Descreva de que maneira a consistência e a velocidade afetam o serviço e o custo de transporte.

R:Pelo que pesquisei e entendi, um dos principais aspectos que interferem no serviço e no custo com o transporte é a escolha dos modais de transporte, que são:O ferroviário, o rodoviário, o aquaviário, o duto viário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com