TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cadeia Camarão

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 3]

STVAN SOUZA DE ANDRADE

CADEIA DO CAMARÃO

Goianésia

2018

        

STVAN SOUZA DE ANDRADE

CADEIA DO CAMARÃO

Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Goianésia, como requisito parcial à obtenção da nota do 1º bimestre do 6º período de Administração.

Orientador

Prof. Saulo Henrique Alves dos Santos

Goianésia

2018


LISTA DE QUADRO

QUADRO 1

Causas e efeitos na análise dos problemas……………………………………............................

17


SUMÁRIO

Sumário

LISTA DE QUADRO        3

INTRODUÇÃO        5

1.        O PROBLEMA        6

1.2.        OBJETIVOS        6

1.3.        JUSTIFICATIVA        6

1.4.        METODOLOGIA        7

1.5.        DIAGNOSTICO        7

1.6.        Proposta de melhoria para falta de procedimentos e treinamento        9

2.        Fluxograma        11

3.        CONCLUSÃO        12

4.        REFERÊNCIAS        13


INTRODUÇÃO

O presente trabalho trará no decorrer das suas páginas toda a Cadeia de Camarão, deste a sua pesca até chegar na mesa do consumidor final.

No mesmo  será citado os problemas decorrentes do  produto, que nota-se que é bastante frágil, e ao final as possíveis soluções para sanar os problemas.


  1. O PROBLEMA

Percebe-se que a uma falta de métodos, com isso faz se necessário a montagem de um fluxograma para adequar e aperfeiçoar o processo de recebimento e a manipulação do camarão. No exemplo citado nota-se que o layout poderá ser melhorado para que o trabalho funcione, desta forma o camarão manipulado seguirá o fluxo de pesca, congelamento, limpeza e distribuição, diminuindo o tempo gasto entre os processos. O processo seguirá o sistema FIFO, o primeiro pescado de camarão que entrar na câmara fria e é o primeiro a ser distribuído, e com o controle rigoroso do camarão e da temperatura.

Como identificar a melhor alternativa a ser apresentada na pesca, armazenamento, processamento e distribuição do camarão possam contribuir para a melhoria do sistema logístico.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Adequar a operação para eliminar as não conformidades, indicando as partes que são da responsabilidade do sistema logístico (atividades primárias e apoio) e mostrando em qual momento da jornada é mais provável a ocorrência de deterioração e quais seriam as medidas para o aperfeiçoamento do sistema logístico.

  1. JUSTIFICATIVA

A cadeia de suprimentos é um diferencial cada vez maior no destaque de vantagens competitivas. Uma das principais expectativas relacionadas ao desempenho da cadeia produtiva, que são esperadas pelas empresas é a redução no ciclo de tempo e consequentemente a redução de custos.

Os processos de armazenagem e distribuição tem papel fundamental dentro da cadeia de suprimentos. Com a adequação da armazenagem, nova linha de produção bem como a concentração das atividades e os recursos de maquinário e equipamentos passam a ser mais bem utilizados. Dessa maneira o principal a ser atendido com as melhorias é o cliente que será beneficiado com maior qualidade nos produtos, já os fornecedores terão papel importante nas adequações, para que se obtenha um melhor controle e consequentemente um nível de precisão satisfatório dos estoques e a participação e treinamento contínuo dos colaboradores desde a pesca até a chegada do camarão a fábrica, resultando em qualidade mais aprimorada dos serviços prestados.

Conforme verificado na atividade Cadeia de Camarão, o processo possui uma sequência lógica desde a pesca. o processamento na fábrica até chegar ao consumidor final, mas pode-se notar que há algumas falhas a serem corrigidas no processo, tais como: a rede é esvaziada no convés, onde o camarão é separado e a temperatura do mesmo é elevada e o produto extremamente perecível, assim verifica que o camarão poderia ser estocado logo que retirado do mar em grandes caixas de plástico, onde a separação seria feita e logo em seguida levado as câmaras frias para estocagem e a limpeza seria feita nas fabricas, evitando que o camarão ficasse exposto muito tempo no convés e ao ar quente.

O que foi citado acima constitui um conjunto de ações preventivas, para garantir e padronizar um serviço ou produto, para que se tenha maior competitividade no mercado em que atua. Este trabalho busca apresentar proposta de melhoria na Cadeia de Camarão para que o mesmo chegue até o consumidor final com qualidade e um preço justo.

  1. METODOLOGIA

Segundo Bruyne (1991), a metodologia é a lógica dos procedimentos científicos em sua gênese e em seu desenvolvimento, não se reduz, portanto, a uma “metrologia” ou tecnologia da medida dos fatos científicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com