TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DA DISCIPLINA LOGÍSTICA DE INTERNACIONAL

Por:   •  14/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.475 Palavras (10 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1] 

 

                                                GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM LOGÍSTICA   

  

  

  

  

  

 

                                          LOGÍSTICA INTERNACIONAL

  

  

  

                                       TRABALHO DA DISCIPLINA [AVA 2]  

                               

  

  

   

 

 

 

 

   

  

  

  

                                                     JOSEANE LIRO DIAS   

   

  

                                                   

  

  

  

  

                                                             SALVADOR                                                          

                                                                   2022

                                               

 

 

 

 

               EXPORTAÇÃO DE MÁRMORES E GRANITOS

 

 

   

 

  1. OBJETIVOS

  Este trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma análise  do transporte de carga  de mármore e granitos  para exportação ,analisando os custos , riscos e benefícios do  modelo multmodal e modal marítimo , sobre o regime aduaneiro especial DEAWBACK .

2. PROCESSOS PARA  EXPORTAÇÃO DE MÁRMORE E GRATIDOS.

       

  É necessário o uso do sistema multimodal  já que é  utilizado  2 meio de transportes ,sendo o transporte rodoviário da empresa até o porto de santos  ,para que seja utilizado o transporte marítimo  até o porto de Xangai na china e novamente o transporte rodoviario do porto ao destino final ,gerando uma redução de custo pois esse modelo pode ser contratado em uma única apólice de seguro .

Para diminuição dos   riscos , danos e avarias ,as empresas que lidam com um grande volume de carga como a de mármore e granitos ,costumam concentrar as mercadorias em CD ou operador logístico ,outro aspctos estraégico é estabelecer parcerias com grandes fornecedor de confiança que possuem area de armazenagém na região de interesse em fazer a sua distribuição local ,sendo remunerado por isso .

A carga de mármore e granito é necessário alguns cuidados expecificos ,como  o uso de contêiner do tipo open top de 40” pois se adequa para produtos densos  ,visto que carregando por içamento reduz a possibilidade de acidentes ou avarias .

Podendo ser utilizado o local de armazenagem os portos seco,prefericiamente na região onde haja a concentração de grandes centros produtivos ,ou consumidores simplificando os procedimento aduaneiro para a empresa .

Sendo que além do serviço dos inerentes as operações de controle aduaneiro ,os portos seco podem prestar vários serviços  ,pessagem com emissão de documentos ,impeza e desinfecção de contêiner ,retirada de amostra ,marcação e numeração de volumes para identificação comercial ,etiquetagem ,colocação de selo fiscais nos produtos importados  consolidação e desconsolidação documental.

A logística marítima tem sido reconhecida como uma disciplina emergente, atendendo às crescentes e variadas demandas dos carregadores e à rápida mudança do papel dos navios e dos portos no contexto das cadeias de abastecimento globais.

Os portos modernos operam em um ambiente de transporte e logística cada vez mais complexo e sofisticado, integrado em regimes  de  planejamento  multi-escalar (CANON;  FERRARI;  PAROLA,  2015)e, muitas  vezes,realizando  atividades  que  agregam  valor  aos  produtos  que  trafegam  por  eles (CASCHILI; MEDDA, 2015).

  O Modal aquaviário possui supremacia entre as demais modalidades no que tange a capacidade de transportar grandes quantidades de materiais num mesmo navio, porém, fortemente dependente de outra modalidade de transporte para efeito da complementação do serviço.

 A capacidade do sistema aquaviário de transportar grandes volumes a um baixo custo variável faz com que a demanda por esse sistema ocorra quando são desejadas baixas tarifas de frete e o tempo de trânsito não é prioritário (Bowersox, Closs e Cooper, 2006, p.285).

Segundo Figueiredo, Fleury e Wanke (2003, p.247), a atividade de transporte  representa, em média, 64% do total de custos logísticos das empresas. O principal objetivo do transporte é a movimentação de carga de um local de origem até um determinado destino, minimizando ao mesmo tempo os custos financeiros, temporais e ambientais.

 As expectativas dos clientes quanto ao desempenho das entregas e à disponibilidade de informações relativas às cargas transportadas devem ser atendidas (Bowersox e Closs, 2001, p.279).

A predominância de determinados modais de transporte no comércio realizado entre empresas de diferentes países é normalmente influenciada pela geografia e localização do país de aquisição dos materiais (Barat, 2007, p.41). Ainda segundo Barat (2007, p.41), o transporte tem profunda implicação no processo econômico de uma região, país ou associação de países, interagindo, primordialmente, com:

 • O desenvolvimento econômico e industrial como um todo, na medida em que sua disponibilidade tem implicações, tanto com as modificações dos estoques e produção quanto com as transformações na estrutura das demandas intermediária e final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (21.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com