TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Sistema Financeiro Internacional

Por:   •  30/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: MBA Executivo

Disciplina: Sistema Financeiro Internacional

Responsável: Ronaldo Balestra Choze

Identificação da tarefa: Tarefa 1. Única tarefa da unidade I. Avaliação composta por 1 questão subjetiva.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 1

Questão 1 – Faça uma revisão crítica do artigo: O acordo de Bretton Woods e a evidência histórica. O Sistema Internacional no pós-guerra. Autor: Samuel Kilsztajn.

O artigo aborda a história do sistema financeiro internacional a partir do acordo de Bretton Woods, a polêmica instabilidade monetária e financeira, os fluxos de capitais incontroláveis, as taxas reais elevadas e a volatilidade nas taxas de câmbio.

O acordo determinava o dólar como moeda universal, equiparando-o ao ouro, sendo assim, as demais moedas deveriam se converter à taxa de cambio, de forma que se alinhassem à moeda norte-americana. No entanto, Samuel Kilsztajn aponta que Bretton Woods foi uma miragem e que o quadro do pós-guerra não comportava a livre convertibilidade das moedas dos principais países industrializados. Passando a existir, de fato, somente em 1958, mas a partir de 1960, o dólar já deixava de ser convertível em ouro.

Kilsztajn acredita que o desdobramento da crise do dólar mais significativo foi o desenvolvimento do mercado de euro moedas. Onde o sistema financeiro foi abalado pela expansão excessiva da liquidez internacional.

O autor evidencia um sistema monetário oligopolar na economia internacional entre o "padrão-ouro" histórico e os projetos de uma moeda artificial, externando as taxas reais de juros negativas, inflação, desvalorização do dólar e dois choques de petróleo e a forte queda nos preços das commodities adicionalmente como detonadoras da crise das dívidas externas.

Para Kilsztajn diz que apesar de o padrão-ouro estar longe da realidade, os preços de mercado representa 50% do total das reservas internacionais dos países industrializados e que não é fácil imaginar uma solução diante de tamanha instabilidade, sendo complicado para os economistas compreenderem a sobrevivência do sistema monetário.

Conclui-se o artigo com várias indagações, sem uma solução lógica e afirma que em períodos historicamente determinados há a reflexão articulada da economia internacional e acordos idealizados, onde, atualmente, surgem pressões para um novo “Bretton Woods” paralelo à evolução para um sistema oligopolar das políticas monetárias entre Estados Unidos, Alemanha e Japão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (92.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com