TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE FUTEBOL

Trabalho Universitário: TRABALHO DE FUTEBOL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  5.139 Palavras (21 Páginas)  •  1.121 Visualizações

Página 1 de 21

Trabalho de Prática apresentado ao Centro Universitário Claretiano - Unidade de Belo Horizonte – MG para a disciplina Futebol - Prof.

Maio

2011

Este Projeto de Prática será desenvolvido em duas etapas, discriminadas a seguir:

1ª Etapa

Comparação do futebol moderno com o futebol praticado na época em que surgiu,

pesquisa com cinco indivíduos de diferentes faixas etárias, situadas entre: 50 a 70 anos, 30 a 40 anos e 10 a 20 anos.

2ª Etapa

Com base nas informações dessa comparação, segue um texto com as considerações quanto à origem do futebol e aos aspectos pedagógicos dessa modalidade.

TíTULO DO PROJETO:

“Futebol: A Alegria ou a Tristeza do Povo?”

DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este Projeto de Prática busca comparar o Futebol Moderno com o Futebol na época do seu surgimento pela visão, pela ótica e pela opinião de pessoas que viveram de perto as muitas mudanças ocorridas no decorrer desse mais de meio século de histórias.

OBJETIVOS

Com base nas informações obtidas, traçar um quadro comparativo que expresse a atual realidade em face aos aspectos positivos e negativos levantados.

METODOLOGIA

Um fato real é que: quem gosta de futebol, certamente não gosta do chamado “futebol moderno”, pois este implica na falta de identidade dos jogadores, dos clubes e até da própria torcida.

1a. Etapa:

Em contato com algumas pessoas, foi-lhes feita a seguinte pergunta:

Qual a comparação, que você faz, do futebol moderno com o futebol praticado na época em que surgiu?

Respostas:

Sr. Helio A Silva, 72 anos, aposentado - O futebol na minha época era “no peito e na raça”, não tinha esquemas complicados, professores, os jogadores jogavam com o que sabiam e na maioria das vezes eram eles que se reuniam e decidiam o que fazer. Nesse futebol moderno aí, o mais importante são os esquemas, um time consegui ser campeão apenas se defendendo, não fazendo nada de interessante com a bola.

Eduardo Cordeiro, 66 anos, vidraceiro - Realmente é muito diferente, não vejo no futebol de hoje a alegria, a raça, o “vestir a camisa”, e principalmente o respeito e a vergonha na cara que todos os jogadores de futebol tinham. Hoje por qualquer trocadinho a mais, o jogador sái do seu time e assina com o seu principal adversário e se bobear, por mais um trocadinho, ele volta a vestir a camisa do seu time. Não tem compromisso, apenas dinheiro. Essa é a grande diferença, antigamente se jogava por amor e por paixão, e o pior para o futebol moderno, antigamente se jogava FUTEBOL com letra maiúscula.

Sr. Vidigal, 38 anos, advogado - Infelizmente o futebol atual é triste, agora quem tem mais grana monta seu time, exemplo disso são os times da europa. Os ricos compram times inteiros, e como se estivessem num shopping, adquirem jogadores como se fossem brinquedos, para se divertir no final de semana com os amigos na tribuna de honra, desrespeitando a história cultural e social do futebol, e principalmente da sua torcida!

Sra. Eliana Mendes, 32 anos, economiária - Antigamente o jogador abraçava a camisa do time, hoje ele joga só por dinheiro. O futebol de antigamente permitia que o jogador fosse intuitivo e criativo, no futebol atual o jogador utiliza do esquema tático. Por isso na última copa do mundo teve tantos jogos chatos e sem graça.

Felipe & Jackeline, 16 e 14 anos, estudantes - O jogador do passado jogava enquanto o de hoje apenas se exibe, joga apenas pelo status e pelo dinheiro. Os jogadores entram em campo apenas para matar a jogada, independente de que para isso, tenham que machucar os craques do time adversário. O jogo atual é muito desleal. Os grandes times, mais ricos, acabam comprando os melhores jogadores do mundo, o melhor técnico, e assim, dominam o futebol pelo dinheiro.

2a. Etapa:

Origem do futebol - compreendendo os diversos jogos de bola com o pé que antecederam o futebol atual - cobre um período de muitos séculos e pode ser dividida em cinco fases principais: a primeira das origens aos vários tipos rudimentares de futebol praticados, na Antigüidade, povos da Ásia, América pré-colombiana e Europa; a segunda, da Idade Média e Renascença, em que antecedentes mais próximos do futebol atual se desenvolveram na Inglaterra, França e Itália, ao séc. XVII; a terceira marca de um longo período de transição, até o esporte ser introduzido nas escolas públicas inglesas, do séc. XVII e XIX; a quarta assinala o nascimento do futebol moderno, numa taberna londrina, a 26 de outubro de 1863; e a quinta vem com a internacionalização do Futebol, e vem até os dias de hoje.

Atualmente, o futebol é o esporte mais popular do mundo. Praticamente em todos os países do mundo ele é praticado e possui ligas e confederações. São bilhões de torcedores no mundo inteiro, torcendo pelos seus times e por suas seleções nacionais. O evento esportivo mais lucrativo e esperado do mundo é a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos, sendo acompanhada por mais da metade da população mundial. Esse esporte mundial movimenta quantias imensuráveis de dólares todos os anos, em função dos contratos televisivos e também dos patrocinadores.

“A certeza de que faz parte da sua tarefa docente não apenas ensinar conteúdos, mas também ensinar a pensar certo”. Paulo Freire (1921-1997)

Pedagogicamente analizando, o futebol possui um conteúdo muito interessate e rico, e pode ser muito bem explorado nas aulas de Educação Física, e várias são as formas e maneiras de explorar o futebol no favorecimento do desenvolvimento físico e mental dos alunos, tornando-se assim, um elemento que envolve diversos valores e que deve ser priorizado nas aulas de Educação Física.

O futebol é o esporte mais praticado no Brasil, e devemos levar isso em consideração e também o fato de que o futebol é o esporte mais jogado pelos nossos alunos durante o seu tempo livre.

Através do futebol, é possível trabalharmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com