TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado a Disciplina de Esportes Voleibol e Futebol

Por:   •  25/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

Voleibol

Thiago Alves Dos Anjos

São Jose dos Campos

2015

Voleibol

Trabalho apresentado a Disciplina de Esportes Voleibol e Futebol, Docente Especialista Júlio Cesar Amorim Santos, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

São Jose dos Campos

2015

Fundamentos do vôlei

Saque: É o primeiro fundamento que da inicio ao jogo, para fazer o saque e necessário que o jogador se posicione na linha de fundo da quadra de vôlei, e poderá efetuar o saque que desejar por cima ou por baixo com efeito sem efeito com o intuito de dificultar a recepção do time adversário para pontuar.

Exercício para saque iniciante: Saque por baixo, dois alunos um de frente para o outro com poucos metros de distancia, utilizando as linhas laterais como referencia com a mão fechada ira efetuar o saque por baixo tentando fazer com que a bola caia nas mãos de seu colega, assim que seu colega receber a bola o mesmo ira efetuar o mesmo exercício.

Exercício para saque intermediário: Saque por cima, dois alunos um de frente para o outro afastado para que o saque não fique muito perto  de seu colega. O aluno com a mão aberta deve estender o braço batendo na bola fazendo com que passe por cima da rede passando para o outro lado da quadra ate seu colega, e assim o mesmo deve ser feito pelo colega que recebeu a bola.

Exercício para saque avançado: Saque jornada nas estrelas, e o saque muito difícil e um dos mais forte que se pode utilizar em um jogo de vôlei, usado apenas para jogadores de alto nível. Pode ser feita por dois alunos ou mais um em cada lado da quadra. O aluno deve tomar a posição inicial atrás da linha de fundo lançar a bola para o alto com as duas mãos pulando logo em seguida para golpear a bola com uma das mãos semi-fechada em forma de cutelo, desferindo um forte golpe para o outro de seu campo por cima da rede.

Erros mais comuns em saques:

  • Lançar a bola com imprecisão para ser sacada;
  • Flexionar o braço;
  • Utilizar o trabalho de pernas para sacar;
  • Não lançar o braço para frente em direção ao seu objetivo.
  • Não verificar o tempo correto na hora do saque.

 Recepção: A manchete e o fundamento mais utilizado para recepção de saques e de defesas de bolas cortadas, pois o contato da bola se faz no antebraço, que é a região que suporta melhor os fortes impactos.

Exercício de recepção para iniciantes: Cada aluno pode ter uma bola ou se revezar com um colega de classe. Cada aluno devera pegar a bola lançar a mesma para o alto, e com a técnica de manchete ficar recebendo a bola vinda de cima, executando repetidas vezes por 40 a 60 segundos, a fim de se familiarizar com a técnica.

Exercício de recepção intermediário: Cada um dos alunos com uma bola na mão deve executar a técnica de manchete contra a parede sem deixar que a bola caia no chão.

Exercício de recepção avançado: Neste exercício, cada aluno deve praticar a manchete dos dois lados, lateralmente direita e esquerda.

Erros mais comuns em recepções da bola no vôlei são:

  • Flexionar os braços.
  • Não flexionar as pernas.
  • Tocar as mãos na bola.
  • Flexionar o tronco e não os joelhos.
  • Não coordenar movimentos de braços com os das pernas.

O voleibol e um desporto difícil de ser ensinado e aprendido, pois suas características como: manter a bola no ar, permitir apenas 3 toques  na bola para cada equipe, aumento do estresse com a regra de pontos consecutivos e outros. Tornam uma modalidade complexa para o ensino e aprendizagem. O conhecimento de metodologia e a estratégia  simples, pode tornar as aulas de vôlei mais eficazes, é relevante ao educador físico preocupado com a qualidade do ensino e aprendizagem .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (156.9 Kb)   docx (753.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com