TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE METODOLOGIA

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.491 Palavras (10 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ALBERTO WITT NETO

ELIZÂNIA DE SOUZA ALVES

EVERALDO OLIVEIRA SANTOS

GERSON JORGE DOS SANTOS SOBRINHO

PALOMA SOUZA CAMPOS

WHEFFERSON NANGER DE A. VIANA

YLEN IRACEMA SANTOS MOURA

CONHECIMENTO CIENTÍFICO

PORTO VELHO/RO

2016

Trabalho apresentado para obtenção da nota da avaliação bimestral, na disciplina de metodologia científica, turma DIR01NA, curso de Direito da faculdade de Rondônia FARO.

Orientadora: Prof. ms Rosa Maria R. de Araújo

METODOLOGIA CIENTÍFICA

PORTO VELHO/RO

2016

RESUMO

Este trabalho apresenta um breve estudo sobre as definições e aplicações da Ciência. Que serão abordados através de quatro temas principais; a aventura histórica da construção dos fundamentos do conhecimento científico. Nesse nos é transmitido que existem cinco formas de conhecimento; Científico, senso comum, artístico, filosófico e teológico. A natureza do conhecimento científico comenta sobre o surgimento do conhecimento chamado científico. Salienta algumas das definições relacionadas à palavra método, e qual a importância da mesma. Observa que existem pressupostos que determinam a linha de raciocínio de cada cientista. Diz que no século XVII surge a epistemologia, para discutir e formular diferentes fundamentos para a ciência. O conhecimento é uma relação, fala sobre a definição da epistemologia a partir dos trabalhos de Immanuel Kant. Enfatiza que existem três perspectivas, que rodeiam esse tema; Empirismo, racionalismo e interacionismo. Um roteiro de viagem visa informar o leitor, que a primeira parte deste livro, será o surgimento da ciência moderna. E vai discutir o papel do sujeito na produção do conhecimento.

Palavras chave - Ciência; Tipos de conhecimentos; Senso comum e Epistemologia.

ABSTRACT

This paper presents a brief study on the definitions and applications of science. Which will be addressed through four main themes; the historical adventure of building the foundations of scientific knowledge. That is transmitted to us that there are five forms of knowledge; Scientific, common sense, artistic, philosophical and theological. The nature of scientific knowledge comments on the emergence of scientific knowledge called. Highlights some of the settings related to the word method, and the importance of it. Notes that there are assumptions that determine the line of reasoning of each scientist. It says that in the seventeenth century comes to epistemology, to discuss and formulate different foundations for science. Knowledge is a relationship, talk about the definition of epistemology from Immanuel Kant's work. It emphasizes that there are three perspectives surrounding this issue; Empiricism, rationalism and interactionism. A travel plan aims to inform the reader that the first part of this book, will be the emergence of modern science. And will discuss the role of the subject in the production of knowledge.

Keywords - Science; Types of knowledge; Common sense and Epistemology .

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................6

1.DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 7

1.1 A AVENTURA HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DOSFUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO............................................................................7

1.2.  A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.................................... 8

1.3.  O CONHECIMENTO É UMA RELAÇÃO..................................................... 9

1.4.  UM ROTEIRO DE VIAGEM........................................................................ 10

1.5. O SURGIMENTO HISTÓRICO DA MODERNIDADE DOS PRIMEIROS FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS.........................................................................11

CONCLUSÃO........................................................................................................... 12

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 13


INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata da construção dos fundamentos do conhecimento científico de acordo com Alex Moreira Carvalho, que busca explicitar quais são os motivos pelos quais os escolheu para definir o assunto em questão.

O objetivo deste trabalho não tem o condão de esgotar os conceitos trazidos pelo autor, e sim ampliar o assunto.

O trabalho esta dividido em cinco tópicos que seguem dispostos, a aventura histórica da construção dos fundamentos do conhecimento científico, a natureza do conhecimento científico, o conhecimento é uma relação, um roteiro de viagem e o surgimento histórico da modernidade e a constituição dos primeiros fundamentos para o conhecimento científico.

1- DESENVOLVIMENTO

1.1- A AVENTURA HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DOS FUNDAMENTOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO.

O texto tem início comentando sobre a definição da palavra ciência. Atualmente se designa por ciência, todo o conhecimento adquirido através do estudo ou da prática. Em geral a ciência atua com vários conjuntos de saberes nos quais são elaborados as suas teorias baseadas nos seus próprios métodos científicos. A metodologia é essencial na ciência, assim como a ausência de pré-conceitos e juízos de valor. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna.

Diz também que o objetivo desse livro é nos apresentar o conhecimento cientifico, aprendendo o que já foi feito e como fazer. Nesse âmbito o autor d[escreve uma estória, para exemplificar dois tipos de conhecimentos. Senso comum e científico.

O conhecimento do tipo senso comum, geralmente é o modo de pensar da maioria das pessoas. É adquirido pelo homem a partir de experiências vividas e observações do mundo. É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. É uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum, uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (170.1 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com