TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO

Tese: TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  Tese  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 6

Segundo Henri Fayol, “a coordenação tem por fim ligar, unir e harmonizar todos os atos e esforços.” Por isso, é fundamental a presença da Coordenação em todas as fases da administração. A liderança, também faz parte da personalidade de um administrador, ele

precisa saber conduzir seus subordinados. A liderança está baseada no prestígio pessoal do administrador e pelo menos 03 fatores influem no poder de liderança de um administrador, tais como: posição hierárquica, competência funcional, e personalidade dinâmica. Em diversas ocasiões o administrador irá se confrontar com a necessidade de decidir o que fazer, portanto, a escolha que fazemos irá determinar o caminho a seguir. Além do mais, será necessário verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado, e também assinalar as faltas e os erros, com o intuito de repará-los e evitar a repetição dos mesmos. Por isso é fundamental a escolha de decisões e o controle na direção administrativa.

2.4 – O TRABALHO DO GERENTE EXECUTIVO.

Os autores deste enfoque compartilham sobre uma critica de "o que deve o administrador fazer" para ser eficaz.

Uma das principais funções apresentadas é que o administrador deve executar ou delegar tarefas que consistem em realizar ações concretas e específicas, isoladamente, sem a intervenção de outras pessoas.

De acordo com o organização é um todo; a organização é um conjunto de partes em constantes inter-relacionamentos; a organização é orientada para finalidades e está em interdependência com o ambiente.

Assim são unidas as competências para a criação de valores.

Um exemplo que é dado no texto explica tudo referente às criticas apresentadas:

“Para Guerreiro Ramos, baseado na obra de Max Weber, esta tensão entre ação instrumental e ação substantiva caracteriza a ação administrativa”. A ação instrumental é própria da organização enquanto a ação substantiva é própria do ser humano. O autor acredita

que ambas são conciliáveis, aceitando que sempre existirá uma combinação da ação instrumental e da ação substantiva nos agrupamentos sociais, tendo administrador que lidar com essa tensão.

2.4.1-Aplicações de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem.

Nos dias atuais em que a competitividade vem crescendo como uma avalanche por cima das organizações, aquelas que pararem no tempo ou não buscarem novas informações, aprenderem e tentar sair na frente dos concorrentes tem uma forte tendência a cair ou ficar pra traz no mundo organizacional como o próprio texto diz citado por Drucker (1997) ainda existem gestores e executivos que não sabem se comportar como deve dentro da organização, e nem mesmo usam de todas as ferramentas disponíveis para conseguirem melhores

resultados, pois ainda pensam que trabalham para alguém e não para melhora a organização onde se trará melhorias para ele também.

Segundo Arvie de Geus, [...] a fonte de toda vantagem competitiva sustentável esta na capacidade da empresa aprender em pouco tempo para ter a oportunidade de sair na frente da concorrência. Uma das alternativas na busca de melhoria seria na gestão chamada de Aprendizagem Organizacional.

Este novo tipo de gesta organizacional onde a empresa caminha com aprendizagem tem a tendência de evolui no mercado onde se foi implantado uma nova maneira de capacitar todos da organização conseguindo adquirir novos resultados positivos no meio em que esta inserida. Sege apresentou um conjunto de 5 disciplinas de aprendizagem que se colocadas em pratica dentro da organização visam estimular criatividade, trabalho em equipe, habilidade para enfrentar novos e qualquer tipo de desafio e se adaptar as contínuas mudanças, são elas:

-Pensamento Sistêmico, domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada, aprendizagem em equipe

No mundo globalizado em que estamos à figura do Administrador atravessa fronteiras de países e organizações.

A Administração é o apoio central dentro da organização superando até mesmo a tecnologia, a administração é a ferramenta que se utiliza na sociedade para que as coisas acontecem , através dela que as organizações se tornam capazes de gerar resultados e produz desenvolvimento diante da ciência da administração que só veio pata transformar o cotidiano das empresas e até mesmo de cada ser humano com mais qualidade em todos os processos.

Aplicações de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem. Dentro das organizações ou mesmo no cotidiano das pessoas existe o momento de tomada de decisões e através dela a execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com