TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO INDIVIDUAL 5 SEMESTRE

Trabalho Escolar: TRABALHO INDIVIDUAL 5 SEMESTRE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  2.839 Palavras (12 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 12

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade tem como objeto principal o patrimônio e com isso tem como finalidade fornecer informações e avaliações sobre a composição a as variações patrimoniais para que seus usuários tenham uma ferramenta para a tomada de decisão e gerenciamento de negócio. A contabilidade de custos fornece informações, tanto gerencial quanto financeira, permitindo assim que seu administrador saiba qual o ponto de equilíbrio entre as vendas e a produção. Quando se estuda o assunto, em geral os autores são unânimes na definição dos procedimentos básicos que envolvem a quantificação das unidades de produção acabadas, conversão das unidades em processo em equivalentes unidades prontas, através da utilização de um custeio por absorção, produtos em processo e produtos acabados e valoração da produção. A gestão industrial é de grande importância em uma indústria, pois nela está incorporado alguns itens que são fundamentais para o controle e planejamento de uma produção industrial. Uma das principais funções do contador frente ao cliente é de orientar o empresário na formação do preço de venda, pois é fundamental embutir no preço todos os impostos, as despesas e o lucro desejado.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

2.1.1 Critérios de Rateios dos Custos Indiretos

Indireto é o custo que não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência. Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão-de-obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas utilizadas, etc. Os critérios de rateios dos custos indiretos, não oferecem condições de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como custos com supervisão, chefias, aluguel da fábrica).

Os custos indiretos são aqueles que não podem ser mensurados aos produtos, podendo, portanto ser apropriados somente de forma indireta, mediante uma estimativa de gasto.

Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo grau de subjetividade na escolha do critério de rateio, mas essa subjetividade pode ser reduzida, quando analisamos, detalhadamente, a natureza dos custos indiretos, antes de adotar o critério. São aqueles que apenas mediante aproximação podem ser atribuídos aos produtos por algum critério de rateio.

Exemplos:

1. Mão-de-obra indireta: é representada pelo trabalho nos departamentos auxiliares nas indústrias ou prestadores de serviços e que não

são mensuráveis em nenhum produto ou serviço executado, como a mão de obra de supervisores, controle de qualidade, etc.

2. Materiais indiretos: são materiais empregados nas atividades auxiliares de produção, ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante. São eles: graxas e lubrificantes, lixas etc.

3. Outros custos indiretos: são os custos que dizem respeito à existência do setor fabril ou de prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.

2.1.2 Custeio por Absorção

Custeio por absorção – é o método que considera todos os custos (fixos ou variáveis) na produção do período determinado. As despesas só são confrontadas para se apurar o resultado. É o único método aceito pela legislação. No custeio por absorção, o custo é absorvido quando atribuído ao produto em cada fase de produção. Neste método, há três contas: uma de material direto, outra de produtos em elaboração e outra de produtos acabados. Na medida em que o produto é produzido, são incorridos e contabilizados os custos em cada uma das contas. A conta de Materiais Diretos apresenta um saldo devedor no início do período, proveniente de materiais não utilizados no período anterior. À medida que são efetuadas as requisições, a conta é creditada, debitando-se a conta de Produtos em Elaboração. Nesta conta são contabilizados os valores dos outros custos, como mão-de-obra e custos indiretos de fabricação. Se o produto for acabado, a conta será creditada com débito na conta Produtos Acabados.

2.1.3 Produtos em Processo

Na produção por processo os custos que foram acumulados durante o período

(semana, mês, ano) serão atribuídos aos produtos produzidos no período, dentre esses produtos, pode haver de nem todos os produtos estarem acabados. Produtos em elaboração. (1) Conta do Ativo do grupo de Estoques que representa, na indústria, os produtos que estão em processo de produção para a venda. (2) Totalidade das matérias-primas já requisitadas que estão em processo de transformação e todas as cargas de custos diretos e indiretos relativos à produção não concluída na data do balanço.

2.1.4 Produtos Acabados

Produtos acabados. (1) Conta do Ativo do grupo de Estoques que representa, na indústria, os bens acabados para a venda no curso dos negócios. (2) Produtos já terminados e oriundos da própria produção da empresa e disponíveis para a venda.

2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO

As unidades completas que poderiam ter sido produzidas em um período, dado a quantidade de entradas de manufatura usadas. É o quanto equivalem em unidades acabadas os custos acumulados nas unidades que estão em processo.

Quando ficam produtos em processo no final do período, é preciso determinar o estágio de fabricação (grau de acabamento) em que se encontram essas unidades para poder distribuir os Custos de Produção entre as unidades concluídas e as que ficaram em processo.

Consideram-se equivalentes de produção, toda transformação de unidades em processamento em equivalentes unidades prontas, ou seja, a dificuldade é quanto uma unidade em processamento equivale em relação uma unidade totalmente acabada. A avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com