TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Trabalhos Recursos Humanos Anhanguera

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE GESTAO RECURSOS HUMANOS

Nome: Tatiana da Silva Trombini

RA 8501526051

Tutora: Gisele Moura Castro

Apresentar problemas e soluções

Temas abordados:

1 - Gestão por competências

2 -  Programa de Treinamento

3 - Desenvolvimento de pessoas na empresa

 4 - Política de Cargos e Salários

 5 - Planejamento de Carreiras

 6 - Programa de Remuneração Estratégica

7 - Implantação do Projeto de Educação Corporativa.

Faculdade ANHANGUERA Bauru

Trata-se de uma empresa no ramo de metalúrgica que está  passando por alguns problemas com seus colaboradores, o proprietário chama-se Sr. Alexandre  este me  procurou   para solucionar  esses tais problemas de forma profissional, e vou colocar em prática o que aprendi com Gestão de Pessoas.

Primeiro passo iremos  fazer um levantamento para descobrir os pontos fracos da empresa, o descontentamento dos colaboradores, onde o Sr. Alexandre começou a errar, sendo que a empresa ia muito bem ate o momento.

Descobrimos então que existe  pouco comprometimento com a empresa por parte dos colaboradores, setor de produção caiu o rendimento criando atritos entre os colegas de trabalho criando assim uma competição entre os funcionários gerando um mal  estar entre eles ao ponto até mesmo  de alguns pedirem o desligamento da empresa.

Observamos que a empresa estava se perdendo com o com tempo, não se atualizando em informações  importante para o seu crescimento, o mercado empreendedor cresceu muito nos últimos anos e o maior erro que o Sr Alexandre cometeu foi se acomodar, e não buscar maiores conhecimentos antes , mas logo que se deparou com os problemas  percebeu a falta de controle dos funcionários e com isso afetando ate mesmo a situação financeira da empresa.

Pois bem, mediante aos problemas levantado, iremos fazer um planejamento para recomeçar e conquistar novamente o patamar  que empresa do Sr. Alexandre  sempre teve no mercado metalúrgico.

Segue abaixo alguns dos problemas e suas alternativas.

Tema 1 - Gestão por competências

1. Descuidar  da comunicação interna

A falta de comunicação é uma das maiores causas de conflitos dentro de uma empresa. Para obter maiores resultados o correto seria uma reunião pelo menos uma vez por mês entre colaboradores e seus superiores.

2. Concentrar-se em resultados

Qual o objetivo de sua empresa? Lembre-se que ele não deve trazer benefícios apenas para o seu próprio negócio, mas para todos  da empresa. Com isso, você terá uma equipe mais engajada, com orgulho de vestir a camisa da organização, além de parceiros satisfeitos.

3. Não reconhecer a importância da equipe:

O que não pode é deixar de compartilhar a vitória, como se a equipe não fizesse parte das conquistas. Lembre-se de que são os colaboradores que tornam os objetivos realidade.

 

Tema 2 -  Programa de Treinamento

1 – Não estruturar o passo a passo.

De onde viemos e para onde vamos com esse treinamento, Na era digital, carregamos uma quantidade imensa de informações. Por isso, a estruturação de um treinamento de colaboradores pode se seguir  diferentes passos.

2– Preparação

 Para uma preparação profissional é indispensável os Treinamentos , por sua vez esses precisam trazer temas relevantes através da análise de necessidades.  A partir daí, necessário é fazer o convite para o treinamento a partir dos benefícios que o mesmo irá trazer para os colaboradores e o negócio em geral.

 3 - Pensar que exercitar é perda de tempo

Anotei tudo, mas não botei na prática pois não sei como fazê-lo!                      

De nada adianta o Gestor  despertar a motivação  se o mesmo não praticou e melhorou sua performance para se preparar-se  profissionalmente.

Tema 3- Desenvolvimento de pessoas na empresa

1.Fazer um único treinamento

 Por isso, é muito importante que haja um ciclo de treinamentos. Os processos devem acontecer continuamente, pois funcionam como o aprendizado, quanto mais praticado, mais absorvido.

2.Treinamentos prontos.

Os treinamentos para desenvolvimento de equipes devem ser elaborados de acordo com a particularidade de cada equipe. Pessoas são diferentes.

3. Resultados não mensurados.

Acompanhe tudo o que está acontecendo nos treinamentos. O resultado do treinamento deve ser positivo!

Tema 4: Política de Cargos e Salários

1.Criar cargos aleatórios sem observar a funcionalidade da empresa

O primeiro passo para criar um plano de cargos e salários é racionalizar a estrutura da organização. Quais são os interesses econômicos da empresa. Se a empresa possui os recursos necessários para arcar com os salários e qualidade de vida dos seus colaboradores.

2.Não aliar cargos às funções e aos salários

Não adianta começar um processo de contratação ou de mudança de equipe sem preestabelecer o conjunto de tarefas que precisam ser desenvolvidas pelos estagiários, analistas, gerentes, diretores, e assim por diante.

3. Não oferecer uma remuneração justa aos colaboradores

Uma remuneração injusta em relação à quantidade de trabalho e desempenho desses profissionais é o caminho mais fácil para desmotivá-los , já que trabalhadores desmotivados se tornam menos produtivos.

Tema 5. Planejamento de Carreiras

1. Falta de objetivos e metas

Uma trajetória profissional de sucesso não acontece do dia para a noite. Normalmente, nomes que destacam em determinada área tiveram que passar por um longo processo de treinamento até chegarem a postos de destaque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com