TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE ASSEDIO

Trabalho Escolar: TRABALHO SOBRE ASSEDIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  3.281 Palavras (14 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 14

Doenças ocupacionais é a denominação do conjuntos de doenças que o trabalhador poderá adquirir no âmbito de seu trabalho se o empregador não oferecer condições de trabalho adequadas ou mesmo permitir que o empregado trabalhe mais do que é recomendado em horas extras.

As doenças ocupacionais se divide em doenças profissionais, que são causadas por fatores inerentes a atividade laboral e Doenças do trabalho que são causadas pelas circunstancias do trabalho. As mais comuns são doenças relacionadas ao sistema respiratório e a pele

Aconselha-se que o empregador junto com o empregado compactuem de um programa de tratamento preventivo as doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho, que a partir de agora chamaremos de DORT, pois a grande maioria de doenças ocupacionais são de difícil tratamento e algumas não há cura encontrada. Alguns exemplos dessas doenças são: dermatite, câncer de pele, asbestose e silicose.

Uma doença ocupacional normalmente é adquirida quando um trabalhador é exposto acima do limite permitido por lei a agentes químicos, físicos, biológicos ou radioativos, sem proteção compatível com o risco envolvido. Essa proteção pode ser na forma de equipamento de proteção coletiva (EPC) ou equipamento de proteção individual (EPI). Existem também medidas administrativas/organizacionais capazes de reduzir os riscos. As principais vias de absorção de agentes nocivos são a pele e os pulmões. No Brasil, a doença ocupacional é equiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefícios

A doença profissional é aquela produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e o da Previdência Social. Ex: Saturnismo (intoxicação provocada pelo chumbo) e Silicose (sílica).

Já a doença do trabalho é aquela adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente (também constante da relação supracitada). Ex: Disacusia ( surdez ) em trabalho realizado em local extremamente ruidoso. Ressalte-se que ambas são aplicadas aos casos de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de mais de dois milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de acidentes e doenças de origem profissional. A maioria dos acidentes ocorre pelo não uso dos EPI’s, por desobediência as normas e procedimentos, por negligência e imprudência pessoal e por terceirização de serviços.

Dentro da atividade laborativa de cada dia, nós os trabalhadores, assumimos muitos riscos, o simples sentar errado em uma cadeira pode gerar vários problemas na coluna, problemas estes que levarão ao trabalhador problemas graves para manter uma terceira idade saudável, os maiores riscos laborativos são:

. Risco Físico: ruídos, vibrações, temperaturas extremas (frio/calor), pressões anormais, umidade, radiação ionizante (raios-X, alfa, gama) e radiações não-ionizantes (radiação do sol);

2. Risco Químico: poeiras, fumos (fumo de solda), névoas (névoa de tinta), neblinas (aerossóis), gases, vapores, etc.;

3. Risco Biológico: microorganismos indesejáveis (bactérias, fungos, protozoários, bacilos, vírus, etc.);

4. Risco Ergonômico: Pode gerar distúrbios psicológicos e/ou fisiológicos, provocando sérios danos a saúde do trabalhador. Por exemplo: local de trabalho inadequado, levantamento de peso excessivo, monotonia, repetitividade, posturas inadequadas, estresse, etc.;

5. Risco de Acidentes: todos aqueles que não se encaixam nas categorias anteriores, por exemplo, arranjo físico inadequado, iluminação inadequada, eletricidade, máquinas e equipamentos sem proteção, animais peçonhentos, piso escorregadio, probabilidade de incêndios, etc.

Conhecendo e entendendo os riscos que as atividades diárias podem nos trazer, podemos entrar agora em um campo um pouco mais técnico, conhecendo então as doenças ocupacionais que são mais comuns de acontecer, pois assim, conhecendo cada uma delas poderemos evitar a mesma, o que nos trará uma condição de saúde mais adequada para os próximos anos.

• LER/DORT: São lesões ocorridas em ligamentos, músculos, tendões e em outros segmentos corporais relacionados com o uso repetitivo de movimentos, posturas inadequadas e outros fatores como a força excessiva. Atingem a capacidade motora dos membros.

- LER: Lesão por Esforço Repetitivo

- DORT: Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho

Alguns exemplos de LER/DORT:

- Síndrome do Túnel do Carpo: Inflamação do tecido que reveste os tendões;

- Tendinite: Inflamação dos tendões;

- Epicondinite: Inflamação das estruturas do cotovelo;

- Bursite: Inflamação das articulações dos ombros;

- Lombalgia: Dor localizada na região lombar da coluna;

- Hérnia de Disco: Se caracteriza pela saída do disco intervertebral do centro da coluna, atingindo raízes nervosas.

• PAIR (Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho): diminuição gradual da audição decorrente da exposição contínua a níveis elevados de ruídos. Além da perda auditiva, outras alterações importantes podem prejudicar a qualidade de vida do trabalhador.

Um exemplo de doenças do ouvido:

- Barotrauma do ouvido médio: É um conjunto de manifestações decorrentes de alterações súbitas da pressão do ar ambiental, produzindo uma redução absoluta ou relativa da pressão no ouvido médio, podendo causar sangramento de sua mucosa e da membrana timpânica e, possivelmente, sua ruptura.

• Doenças das Vias Aéreas: Provocam fibrose ou endurecimento do tecido pulmonar, em razão do acúmulo de poeira tóxica nos pulmões.

Alguns exemplos:

- Silicose: Causada pela inalação de pó de sílica. Provoca febre, dificuldades respiratórias e cianose (a pessoa fica arroxeada);

- Asbestose: Causada pela inalação de partículas de amianto. Ocorre como tentativa do pulmão de cicatrizar suas fibras;

- Bissinose: Causada pela exposição a poeiras orgânicas de algodão, linho, cânhamo ou sisal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com