TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE O LIVRO

Por:   •  29/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

Quando falamos da aplicação do PLI em nossas escolas percebemos que podemos considerar que o livro didático é o material mais utilizado pelo o professor em sala de aula, como fonte de pesquisa bibliográfica, como uma principal fonte de consulta principalmente para os alunos e professores e ate mesmo esta sendo o único material didático que é utilizado em sala de aula.

Ao mesmo tempo as editoras comerciais nos mostra que devemos buscar a melhoria e da qualidade dos livros com uma orientação atuais do ensino e as políticas nos documentos e principalmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais que venha facilitar na atualização de sua coleções adquirida pela FNDE.

A distribuição dos livros vem acontecendo de maneira eficiente provendo a melhoria educacional, pois quando se tem a necessidade de mais livros pode se recorrer ao SISCORT programa disponibilizado pelo FNDE  possibilitando  assim cada gestor fazer reserva técnica de livros que possibilita o remanejamento de livros as unidades que estão necessitando, vale ressaltar que além do SISCORT existem outros órgãos que fazem parceria com o mesmo que dispõem  de competências no âmbito da execução dos programas do livro o FNDE, Secretaria do MEC, Secretaria de Educação (Estaduais, Distrital e Municipal).

De acordo os professores e alunos, relataram a respeito da importância dos programas do livro didático que vem contribuindo imensamente para o desenvolvimento educacional, entre eles podemos citar a distribuição de livros aos alunos do fundamental I e II, promovendo o contato dos discentes com o livro desde os anos iniciais fazendo com que se tornem leitores, adquirindo conhecimentos fundamentais para sua formação cidadã.

Em relação a escolha é feita em comum acordo com todos os professores de cada área a qual lecionam. Vale ressaltar que antes de marcar o dia da escolha algumas editoras enviam exemplares para escola que os professores conheçam a metodologia de cada um e assim escolha o que melhor se adéquo a sua realidade.

Um dos aspectos negativos é em relação da devolução e conservação dos livro utilizados. Sejam quanto ao livro didático, paradidáticos ou periódicos , para tentar sanar essa dificuldade é feita por parte dos profissionais da educação e equipe gestora uma conscientização com os alunos e as famílias orientando que é de fundamental importância a conservação e devolução desse material em bom estado no final do ano letivo, para que não haja falta de livros nos três anos seguintes de uso.

Ao realizar as atividades nos leva a compreender a importância que o livro didático é uma fonte de instrumento para o professor e o aluno dentro ou fora da escola, o livro esta sendo capaz de modificar a identidade do indivíduo, uma vez que o mesmo propõe a uma sociedade igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com