TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMANDO A REALIDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: TRANSFORMANDO A REALIDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Hoje vivemos em um mundo que nos preocupa, porém estamos cheios de esperança quanto ao futuro que construiremos. Estamos cercados de conflitos, divisões sociais, destruição dos sujeitos e do meio em que vivemos. Buscamos constantemente soluções para os mais diversos problemas, sociais, culturais, econômicos e políticos. A escola está inserida nesse meio e como professores também temos a responsabilidade no processo de formação de cidadãos, buscando transformar a realidade através da educação.

Desde criança já somos considerados seres sociais. Temos capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Precisamos aprender com os outros, por meio de vínculos estabelecidos. Conforme vamos nos relacionando socialmente adquirimos conhecimentos, valores, culturas, confiança e nos sentimos mais seguros para nos expressarmos.

A vida em sociedade é necessária e essencial. O ser humano não consegue se desenvolver sem o outro. As relações podem ser difíceis, com conflitos, mas não conseguimos viver sem elas. Vivemos em uma sociedade plural. Temos que nos preparar para respeitar e conviver com as diferenças, sejam elas qual for. Conhecendo as limitações do outro e até exercendo a solidariedade. A habilidade social se constrói necessariamente pela convivência e de solidariedade, conhecimento do mundo e de interação com pessoas diferentes, com histórias diferentes.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a perspectiva de constituição de uma identidade social nas propostas educacionais requer um tratamento capaz de situar a relação entre o particular e o geral, envolvendo um processo de compreensão do eu e de percepção do outro. Ao estudarmos o nosso cotidiano, temos condições para que o aluno se identifique como sujeito do processo histórico. Levá-los a pensar em como podem interferir positivamente no meio e em sua própria vida, podendo transformá-la.

A escola tem um papel importante para a construção de uma sociedade mais justa e humana formando para a cidadania. Nela os valores devem ser vivenciados, valores democráticos, como solidariedade, respeito as diferenças culturais, étnicas e de sexo, ir contra qualquer forma de preconceito e exclusão social, cooperação entre os alunos, senso coletivo, ética, responsabilidade e autonomia. Trabalharmos um desenvolvimento sustentável, pelo qual toda ação deve ser considerada seus impactos coletivos do ponto de vista ambiental e cultural.

A função do professor é levar o aluno a ampliar seus conhecimentos e vivências. O professor é o mediador e condutor do processo da busca do conhecimento. Deve entender o aluno como um sujeito capaz de refletir, avaliar, questionar, criar, envolver-se em seu processo de aprendizagem.

O professor além de educar precisa estimular os alunos a uma reflexão crítica da realidade. O Educador como sujeito histórico, político, pensante, crítico e emotivo não pode ser neutro, nem omisso. Deve mostrar o que pensa, tomar posição, indicando diferentes caminhos sem conclusões prontas. É alguém que destrói as verdades constituídas pelo senso comum. Promove a reconstrução do conhecimento pela autonomia do aluno, a capacidade de pensar e resolver problemas. O Educador passa a ser um modelo influenciador de seus alunos. Assumindo-se como sujeitos éticos. Mostrando a cidadania e a ética nas suas atitudes do cotidiano.

É importante dar condições ao aluno, em sua socialização com o professor e os outros alunos, para testar suas experiências de assumir-se como sujeito histórico social que pensa, questiona, crítica, opina, constrói seus próprios juízos, se comunica com autonomia e resolve os seus próprios problemas com competência. É preciso criar condições para a construção do conhecimento. Estímulos que despertem a curiosidade. Não podemos barrar a curiosidade do aluno mas incentivá-lo a ir além. Acreditar que pela educação transformamos a realidade.

Desenvolver o senso crítico e autonomia dos alunos para formar cidadãos que participam ativamente em seu meio. Trabalhar a cidadania na prática, ressaltando que cada um tem o seu lugar como cidadão e pode fazer a diferença transformando a sociedade mais justa e igual para todos.

O Professor deve ter um novo olhar em relação ao mundo, a sociedade e a condição humana. O sujeito cognitivo passa a ser entendido não apenas como racional, mas também como sujeito psicológico, social, político, ou seja, relacional. Faz parte das relações sociais.

Tanto aluno como professor devem se sentir sujeitos de um processo formativo. Um sujeito que se posiciona, questiona, assume uma postura investigativa e indagativa. Um sujeito que ensina e aprende.

Levar o aluno a ter o contato com diferentes versões para um mesmo acontecimento, através de sua problematização e contraposição. Encontrar outras formas de refletir sobre a realidade. Buscar compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com