TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANSFORMANDO A HISTÓRIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS

Por:   •  3/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.506 Palavras (15 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]                                                                             [pic 2]

               UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

                      CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

        

DEISE APARECIDA LEITE – RA 157824

FRANCISCA INÊS FERNANDES ZANI – RA 158206

JOEL MACÊDO SILVA – RA 158051

LUCIANA BONATO CARDOZO – RA 156788

MARCIA TERESINHA THIM – RA 157169

TRANSFORMANDO A HISTÓRIA ATRAVÉS DOS PROGRAMAS SOCIOEDUCATIVOS

ARARAS - SP

2012

1. INTRODUÇÃO[a]

O objetivo desta pesquisa é mostrar que através dos grupos socioeducativos é possível mudar a vida das pessoas,  expor o retorno social alcançado através de Grupos Socioeducativos e o papel do assistente social neste processo.

O estudo será direcionado para os usuários participantes dos Programa  de transferência de Renda,  tendo como publico alvo, jovens e adolescentes do  Programa  “Ação Jovem”. Visa avaliar a importância, impactos e a contribuição que estes encontros dos Grupos Socioeducativos, causam para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Através destes benefícios muitas pessoas estão encontrando um novo caminho e refazendo suas vidas, adultos, jovens, idosos e crianças fazem a manutenção do vinculo familiar e trocam experiências através dos grupos socioeducativos, que os levam a ver a realidade com uma nova ótica.

 Este projeto será executado no CRAS – José Ometto na cidade de Araras estado de São Paulo existe hoje dentro deste Centro de Referencia uma série de instrumentais que não compreende apenas as técnicas utilizadas para efetivação do serviço, mas também o arsenal teórico-metodológico (conhecimento, valores, habilidades, herança cultural), com a finalidade de trabalhar as famílias para a manutenção dos vínculos e através desta sugerir-lhes caminhos que proporcionem melhorias, interferindo no ciclo da pobreza.

Pretende-se mostrar que a dependência por programas de transferência de renda tem que ser passageira e não uma forma de subsistência permanente, apresentando  caminhos que levam a capacitação profissional a formação acadêmica a inserção no mercado de trabalho aos direitos de cidadania e a promoção da autoestima. Demonstrar que nos encontros socioeducativos fatores como uso de substâncias químicas, gravidez na adolescência e a falta de planejamento familiar, são trabalhados como forma de prevenção para que não haja impedimentos ao crescimento social.

Este trabalho está organizado por tópicos que levarão ao entendimento do assunto proposto, levando a um conhecimento fundamentado teoricamente. 

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Inaugurado em março de 2008, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), José Ometto, o primeiro do município de Araras estado de São Paulo, vem sendo um importante espaço de concretização dos direitos sociais, também considerado a porta de entrada para serviços socioassistenciais, materializando a política de assistência social, visa à prevenção de riscos sociais, acompanhando as famílias referenciadas em seu território ou área de abrangência, instalado em local  de vulnerabilidade social. Os técnicos precisam ficar atentos às mudanças, aos novos paradigmas políticos, sociais e culturais que interferem diretamente na política de atendimento e de manutenção dos serviços prestados, principalmente o de proteção social básica.

A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco, por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e/ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (NOB - SUAS, p. 20).

        

Segundo a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), são considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência. Com fortalecimento de seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismo de seus membros, da oferta de um conjunto de serviços locais que visam a convivência, a socialização e o acolhimento das famílias cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos, bem como a promoção da integração ao mercado de trabalho.

O assistente social dentro deste contexto tem como finalidade fundamental o fortalecimento dos usuários como sujeito de direitos e acesso as politicas publicas.  O profissional de serviço social empenha-se para a autonomia dos indivíduos, fazendo com que rompam com a exclusão social familiar, apontando seus direitos e deveres, induzindo cultura, valores e conhecimentos auxiliando para a capacitação profissional

da família em situação de vulnerabilidade e risco social. O maior desafio de trabalhar com famílias é a indiferença em progredir que algumas famílias possuem.

A pesquisa apresentará contribuições para compreensão do problema apresentado uma vez que se acredita que a historia de alguém pode ser modificada através dos grupos socioeducativos, para isto é preciso que haja composição e articulação com outros atores, estes encontros quando ministrados aos jovens e adolescentes acontecem em horários alternados aos das instituições de ensino, podendo haver parcerias com estes, com envolvimento da família e da comunidade.

Conforme o SMADS – 2007 (Secretaria Municipal Assistência e Desenvolvimento Social da Cidade de São Paulo):

O campo socioeducativo tem como especificidade a promoção de aprendizagens de convívio social e de participação na vida pública. Este é um campo complexo porque tem o desafio de conjugar a intencionalidade do campo educacional e a valorização do campo da cultura – dos saberes populares empíricos e da ética do direito que define o usufruto dos serviços, não como privilégio, mas como direito de cidadania. As ações socioeducativas perpassam toda a Política da Assistência Social. Ofertam aos cidadãos um conjunto diversificado de oportunidades de aprendizagem que objetivam, entre outros, o desenvolvimento da autoconfiança e de capacidades com vistas à construção de um novo projeto de sociedade (SMADS - 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (182.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com