TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE

Casos: TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA NA INFÂNCIA E NA JUVENTUDE

Rio de Janeiro/2013

Introdução

Para montar um programa de treinamento com êxito, é necessário, primeiramente identificar as qualidades físicas do esporte treinado. Tubino e Moreira (2003) nos apresentam quais são essas qualidades, ou também chamadas valências físicas. Eles a dividem em Agilidade, Força, Velocidade, Equilíbrio, Coordenação, Resistência, Flexibilidade, Descontração, Ritmo e Potência. No caso deste trabalho iremos tratar da valência RESISTÊNCIA, e especificamente, para a infância e a juventude.

Nos dias de hoje existe um grande número de crianças e jovens inseridas no meio da atividade física e do treinamento desportivo, visto isso, o presente trabalho de cunho bibliográfico, visa investigar de acordo com as pesquisas já existentes na literatura, qual é tipo de treinamento adequado às determinadas faixas etárias, com o objetivo de melhorar o treinamento e não causar perdas físicas, psíquicas e nem o abandono dos jovens com relação à atividade física em geral.

WEINECK (2003) define resistência como a capacidade da resistência psíquica e física de um atleta. ZATIORSKI, apud MITRA e MOGOS (1982), define a resistência como: “a capacidade de efetuar durante um longo tempo qualquer atividade sem reduzir a sua eficácia”. E completando, TUBINO (2003), define resistência como sendo uma qualidade física que permite um continuado esforço durante o maior tempo possível.

O que podemos observar são definições similares, porém, com o uso de diferentes palavras, o que no fim, nos remete ao mesmo pensamento.

WEINECK (2003) divide a resistência quanto à participação da musculatura, em geral e localizada; quanto à modalidade esportiva, em geral e específica; quanto à mobilização energética, em aeróbia e anaeróbia; quanto à duração, de curta, média ou longa duração e quanto a requisitos motores, em resistência de força rápida e resistência de velocidade.

Iremos tratar da resistência quanto à mobilidade energética: resistência aeróbica e anaeróbica.

Resistência Aeróbica- Qualidade física que permite a um atleta sustentar por um período longo de tempo uma atividade física relativamente generalizada em condições aeróbicas. Isto é, nos limites de equilíbrio fisiológico denominado “steady-state”. É o que predomina em atividades com duração superior a 2 minutos.

A resistência aeróbica também pode ter outras denominações:

 Endurance

 Capacidade aeróbica

 Endurance extensiva

 Potencia aeróbica

 Circulo Endurance

 Endurance orgânica

 Etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com