TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taylor

Resenha: Taylor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Resenha  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  180 Visualizações

O taylorismo de fato é algo presente na sociedade, ainda mais nos tempos de crise, como a vivida por volta de 2009, assim como no século XX, a competição acerada acaba levando os administradores a procurar os melhores métodos para produzir ao máximo com o mínimo de recursos, pensando ser a única solução. Algo que modificou a cultura das pessoas. Vejo isso desde as tarefas domésticas, onde o trabalho é realizado de forma mais lógica e sequencial possível, visando eficiência utilizando pouco tempo.

Taylor contribuiu, sim, e muito, nos módos de produção das fábricas e isso trouxe benefícios como os processos de automação que possibilitaram o rápido aperfeiçoamento das tecnologias. Porém ao se focar somente na produtividade o administrador limita as pessoas apenas a seguirem o sistema. Perdendo a capacidade de contribuição que elas poderiam apresentar para melhoramento da própria empresa. Algo que é muito procurado, mas continuamos com taylor.

Sem ser pesimista, penso que dificilmente este sistema será trocado, poderá ser modificado, implementado, mas substituído, creio que não. Pois a sociedade em si, esta cada vez mais seguindo o consumismo sugerido, diria até induzido, pelo capitalismo. Onde o importante é a qualidade aliada a bom preço e os indivíduos são avaliados pelo capital que possuem, não pelo que são. Neste sentido o taylorismo se apresenta como a forma de suprir as "necessidades" do mundo capitalista.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com