TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tuberculose: A Importância do Enfermeiro no Tratamento Assistido da Tuberculose Pulmonar

Por:   •  22/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.043 Palavras (17 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 17

FACULDADE SÃO LOURENÇO

 TUBERCULOSE: A importância do enfermeiro no Tratamento Assistido da Tuberculose Pulmonar

ROGER DE ASSIS NOGUEIRA

São Lourenço-MG

2018

FACULDADE SÃO LOURENÇO

 TUBERCULOSE: A importância do enfermeiro no Tratamento Assistido da Tuberculose Pulmonar

ROGER DE ASSIS NOGUEIRA

São Lourenço-MG

2018

Artigo apresentado na Disciplina de Metodologia de Ensino de Enfermagem II de Conclusão de Curso como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Enfermagem.

Orientador (a): Fernando Coelho

São Lourenço – MG

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução

4

  1. Desenvolvimento

6

  1. Qual o caminho e a quem procurar para dar início ao tratamento?

6

  1. A importância do enfermeiro no tratamento

9

  1. Conclusão

14

  1. Referências

15

 

Resumo

Tuberculose é uma Doença infecciosa e transmissível, afeta prioritariamente os pulmões e é causada pelo bacilo Koch / Mycobacterium tuberculoses, descoberta pela primeira vez em 1882 por Robert Koch,M. Uma doença que vem devastando desde o período colonial e está hoje no Brasil voltando a grandes proporções de novos casos, até mesmo levando a óbitos.No Brasil são 70 novos casos por ano,4.500 mortes, 85% dos casos deveria ser cura, mas infelizmente são 72%;o abandono de caso 14%.O que será relatado nesse pré-projeto é a importância do enfermeiro no tratamento, o período de tratamento, de onde vem a medicação. Hoje em nossas regiões esta sim tendo caso de Tuberculose, pois está fragilizada a conscientização da população e principalmente dos profissionais de saúde. Tuberculose tem cura o SUS disponibiliza todo tratamento seja em grande proporção e em pequena o tratamento e liberado para todos desde que seja feita toda investigação epidemiologia e sejam preenchidas todas as fichas de investigação. Essa medicação deve ser assistida por um profissional de saúde, mas infelizmente não é assim que funciona.

Palavras-chave: Tuberculose. Transmissão. Paciente.

Abstract

Tuberculosis is an infectious and transmissible disease, primarily affecting the lungs and is caused by the Koch / Mycobacterium tuberculosis bacillus, first discovered in 1882 by Robert Koch, M. A disease that has been devastating since the colonial period and is now in Brazil returning to large proportions of new cases, even leading to deaths. In Brazil there are 70 new cases a year, 4,500 deaths, 85% of cases should be cure, but unfortunately are 72%, case abandonment is 14%. What will be reported in this pre-project is the importance of the nurse in the treatment, the treatment period, where the medication comes from. Today in our regions this case is taking Tuberculosis, because it is weakened the awareness of the population and especially of health professionals. Tuberculosis has a cure The SUS makes all treatment available in large proportion and in a small way the treatment is released for all provided all research epidemiology is done and all the research records are filled out. This medication should be assisted by a health professional, but unfortunately this is not how it works.

Key words: Tuberculosis. Streaming. Patient.


1. INTRODUÇÃO

Considerada uma das doenças mais antigas que arremetem a população brasileira e mundial, a tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa. Afeta quase todos os órgãos do corpo humano, mas os pulmões apresentam grande importância epidemiológica devido a sua facilidade de transmissão. Tem como principal agente transmissor Mycobacterium tuberculosis, que foi identificado em 1882 por Robert Kock. Firmando-se como uma das doenças mais antigas da humanidade atinge indistintamente variada classes sociais.

Por volta de 1981, quando surge a síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS), acarreta também um crescimento acelerado de TB, assim tendo um aumento de mortes causadas pela doença. Com isso em 1993 a Organização Mundial de saúde declarou tuberculose como situação de emergência mundial.  Daí surge o programa STOP TB, que traçou como metas detectar, curar e reduzir o abandono do tratamento.  

No Brasil podemos considerar a doença um dos mais sérios problemas de saúde pública, dando ênfase para o estado de Pernambuco e a capital Recife que responde por 49% dos casos de tuberculose diagnosticados no Estado, tendo uma das mais altas prevalência, incidência e mortalidade por tuberculose do país. Por isso, essa capital brasileira é considerada pelo Ministério da Saúde como município prioritário para implementação das ações de controle desse agravo (BRASIL, 2000).

Atualmente em nosso país a maior dificuldade do Programa Nacional de Combate a Tuberculose (PNCT) é expandir seu tratamento supervisionado (TS), para com isso tentar diminuir os casos de abandono do tratamento e aumentar a taxa de cura da doença.

Diante dessas considerações o nosso objetivo é conscientizar toda população portadora ou não da importância do enfermeiro no tratamento até o final, realizações de exames e do não abandono, pois com o abandono a doença pode voltar e ser caso reincidente e a medicação vai sempre sendo mais forte e o vírus mais resistente ao tratamento.

Demonstrar que a má investigação pode retardar um tratamento e com ele surgir novos casos, pois com o atraso o paciente portador pode estar transitando e espalhando o vírus e com isso dificultando a busca ativa de contatos com o mesmo. E explicar a importância do tratamento, pois o paciente em tratamento observado por qualquer que seja a pessoa deveria ser observado por um enfermeiro, mas nem sempre acontece, isso vai fazer que com o tratamento bem feito desse paciente está transmitindo a outros e mínima, pois com 12 a 15 dias o período de transmissão e de quase 0%. Falar sobre a melhor qualidade de vida durante perante e depois do tratamento e passar também a questão da ética o sigilo do tratamento e a importância de não abandonar. Trabalhar em meio à sociedade explicando, esclarecendo da importância do tratamento e período de incubação do vírus, pois ainda a descriminação em meio à sociedade com o portador. E mostrar a importância dos cuidados de enfermagem perante o tratamento levantamento de dados busca ativa realização de exames, durante todo o tratamento assistido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (490.4 Kb)   docx (539 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com