TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc - Web 2.0

Exames: Tcc - Web 2.0. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Sampaio (2007) suscita que existe muita discussão a respeito de criou o termo “Web 2.0”. Oficialmente esse termo surgiu em 2004 e foi adotado por Tim O’Reilly , da editora O’Reilly em 2003.

Defensores do termo Web 2.0 dizem que ele identifica sites de networking social, ferramentas de comunicação, wikis e etiquetagem eletrônica (tags), baseados na colaboração e que entendem que a natureza da rede é orgânica, social e emergente. (SPYER, 2007).

Sampaio (2007) define Web 2.0 como:

Na verdade, a Web 2.0 não representa nenhuma mudança tecnológica significativa, mas uma mudança de foco. Começou uma percepção de que os Websites deveriam se integrar, deixando de ser estanques e passando a trocar conteúdo.

Talvez pelo estouro da “bolha”, as associações informais passaram a ser muito importantes, de modo a mitigar os ricos de lançamento de nossos serviços na web.

Alguns especialistas em tecnologia, como Tim Berners-lee, o inventor do World Wibe Web (www), alegam que o termo carece de sentido, pois a web 2.0 utiliza componentes tecnológicos criados antes mesmo do surgimento da web. Alguns críticos do termo afirmam também que este é apenas uma jogada de Marketing (buzzword) Wikipédia (Web 2.0, 2013).

A Web 2.0 atualmente é o termo mais difundido dentro da indústria de tecnologia e tem como sinônimos sites colaborativos. Web 2.0 refere a uma relação com características que supostamente diferenciam novos sites daqueles que naufragaram com o estouro da bolha da internet na virada do século 20 para o 21 (SPYER, 2007).

Umas das grandes mudanças comportamentais teve início com o crescimento das redes de relacionamentos e compartilhamento de informação. Um quadro evolutivo das bases da Web 2.0 pode ser resumido assim:

1. Janeiro de 2001 – A Wikipédia, versão em inglês entra no ar.

2. Fevereiro de 2003 – A google compra a pyra Lads e lança o serviço Blogger.

3. Janeiro de 2004 – O Orkut entra no ar.

4. Fevereiro de 2004 – A Flickr.com entra no ar.

5. 2004 – Primeira Conferência sobre Web 2.0 (O’Reilly).

6. 2004 – Yahoo Maps ApI e Google Maps API são lançadas.

As pessoas se cansarão visão comercial que a Internet tinha e voltaram às origens, buscando gerar novos conteúdos através da integração de coisas já existentes (SPYER, 2007).

E com a segunda geração de serviço Web denominada Web 2.0, possibilitou a maior interação com das pessoas com internet, pois a mesma deixou de ter visão corporativa, possibilitando os usuários a participarem dos conteúdos da internet, e isso fez com as Redes sociais na internet surgissem e evoluíssem cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com