TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc conclusão de curso

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.648 Palavras (27 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE ENIAC

TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

PAMELA APARECIDA PARDIM

VERA LUCIA VICENTE DA CRUZ

AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE.

BASES, CONCEITOS E DEFINIÇÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS PARA A INDÚSTRIA.

Guarulhos

2014

PAMELA APARECIDA PARDIM

VERA LUCIA VINCENTE DA CRUZ

AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE.

BASES, CONCEITOS E DEFINIÇÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS PARA A INDÚSTRIA.

Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Eniac como parte dos requisitos necessários para a obtenção da Graduação de Tecnologia em Gestão da Qualidade. Sob a orientação da Professora Sílvia Guberovic.

Guarulhos

2014

Dedico este trabalho aos meus pais e familiares, na compreensão e no incentivo a realização dos nossos objetivos acadêmicos.


Agradeço a Deus por ter nos dado paciência e sabedoria, aos mestres por ter nos orientado. E nossos colegas de classe pela troca de informação.


"O Sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis."

José de Alencar


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO         09

1. BREVE HISTÓRIA DA QUALIDADE E SEUS CONCEITOS        10

2. A COLABOLABORAÇÃO DA QUALIDADE PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO        12

2.1 FAMILIA DAS NORMAS ISO 9000        13

2.2 PADRONIZAÇÃO        16

2.3  SISTEMA DE GARANTIA DA QUALIDADE        17

3. AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE        20

4. FUNDAMENTOS DA AUDITORIA INTERNA        23

4.1 BASES ISO-9000.        23                                                                                                                                         21

4.2 FUNDAMENTOS        24                                                                                                                      

4.3 DOS AUDITORES        25                                                                                            

5. IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA OPERACIONAL        25

5.1 DAS PRATICAS OPERACIONAIS DAS EMPRESAS        26

6. BASES, CONCEITOS E DEFINIÇÕES DA AUDITORIA INTERNA DA QUALIDADE        27

6.1 CONCEITOS        27

6.2 DEFINIÇÕES        29

7. CONCLUSÃO FINAL DA AUDITORIA DE PROCESSO        29

7.1  REUNIÃO DE ENCERAMENTO        30

8. REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS        31

9. REFERÊCIAS ELETRÔNICAS        32

10. CONCLUSÃO        33


INTRODUÇÃO

Este é um trabalho de conclusão do curso de Gestão da Qualidade, onde nosso tema abordado é a história e a importância da auditoria e da qualidade.

Baseado nestes objetivos, esses itens são fatores essenciais para a empresa, pois toda organização quer um serviço de qualidade para adquirir um poder no processo continuo. Quando se trata de qualidade é algo muito complexo, pois é um requisito fundamental para o sucesso de qualquer empresa, pois envolve o produto e o serviço prestado. Toda organização precisam conhecer e colocar em pratica e responsabilizar-se do programa de qualidade

        Para o complemento da qualidade surge a auditoria, que é uma atividade de investigação minuciosa. Este é um trabalho que exige pessoas qualificadas com conhecimentos específicos em cada área a ser auditada, o principal objetivo da auditoria no sistema de qualidade de uma empresa é verificar seu processo a ser auditado, é executado dentro das normas de certificações e documentação vigente e seus colaboradores entende dos processos implementados nesses documentos, quando o sistema de qualidade já está estabelecido, as auditorias serão planejadas de forma objetiva, visando a melhoria do sistema de forma a torna- ló mais eficientes e eficaz nos processos de qualidades total.

        Será enfatizado como é feito uma auditoria de qualidade, os requisitos para formação de uma equipe de auditoria, uma preparação de auditoria, conceitos e a importância das normas de certificações serie ISO 9000.

        No decorrer do trabalhado vamos abordar os temas principais destes assuntos explicando seu surgimento, a evolução, a importância, seus fundamentos, e processos, dizer o papel importante dessas áreas dentro das empresas, pois garante uma melhoria dentro de uma organização, é necessário comprometimento dos funcionários e uma boa liderança.

        Dentro de várias pesquisas feitas em livros, e também utilizando o que aprendemos no decorrer do curso, e nos tópicos em uma linguagem simples de conhecimento, iremos mostrar neste trabalho de conclusão de curso os nossos objetivos.


1. Breve História da Qualidade e seus conceitos

A qualidade evoluiu ao longo do século XX passando por quatro estágios marcantes: A inspeção do produto, o controle do processo, os sistemas de garantia de qualidade e a gestão de qualidade total. A gestão da qualidade total, e o sistema de gestão da qualidade da série ISO 9000 são resultados importantes dessa evolução, que tem sido largamente adotada por inúmeras organizações no Brasil e no exterior, como parte da estratégica das empresas para ganhar ou aumentar a competitividade. O conceito da qualidade também evoluiu ao longo das décadas. Até o início dos anos 50, a qualidade do produto era entendida como sinônimo de perfeição técnica; resultado de um projeto e fabricação que conferiam perfeição técnica ao produto. Com a divulgação do trabalho de Joseph Juran (1990), Deming (1190) e Feigenbaum (1991), percebeu se que qualidade deveria estar associada não apenas ao grau de perfeição técnica, mas também ao grau de adequação aos requisitos do cliente. Qualidade passou a ser conceituada como satisfação do cliente quanto à adequação do produto ao uso. A ISO adota essa conceituação ao definir qualidade como “grau no qual, um conjunto de característica inerente satisfaz os requisitos” (ISO, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (474.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com