TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcm Iso 9001

Trabalho Universitário: Tcm Iso 9001. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  6.029 Palavras (25 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 25

Faculdade Eniac

Engenharia de Produção

Raquel Mendes Falcão - 203132010

Renata Monteiro - 243582014

Rodrigo da Silva Cruz – 241602014

Welton Silva Santos - 245592014

TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo

Projeto Integrador do módulo Gestão da Qualidade

Uma Análise Crítica para Implementação ou Melhoria de um Sistema de Gestão da Qualidade Estruturado no Padrão ISO 9001

Guarulhos

2014

TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo

Projeto Integrador do módulo Gestão da Qualidade

Uma Análise Crítica para Implementação ou Melhoria de um Sistema de Gestão da Qualidade Estruturado no Padrão ISO 9001

Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para conclusão do módulo Gestão da Qualidade do curso de Engenharia de Produção.

Orientador: Prof. Marcelo Dias de Sá

Guarulhos

2014

Dedicamos este Trabalho de Conclusão de Módulo, à empresa Mascote, a nossos pais, amigos e professores.

Agradecemos a Deus, nossos familiares e colegas de classe e principalmente ao grupo, por dedicar-se na elaboração deste trabalho.

“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” (Henry Ford).

Resumo

O sucesso sustentado de uma organização é alcançado através da sua habilidade em atender às necessidades e expectativas dos seus clientes e demais partes interessadas, a longo prazo e de forma equilibrada. O sucesso sustentado pode ser alcançado pela gestão eficaz da organização, através da consciência do ambiente organizacional, pelo aprendizado e pela introdução de melhorias ou inovações, ou ambas.

A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica da alta direção de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade em uma organização são influenciados pelas suas necessidades, objetivos, produtos, processos e estrutura.

A proposta do projeto integrador do módulo Gestão da Qualidade é realizar uma análise crítica para implementação ou melhoria de um sistema de gestão da qualidade estruturado no padrão ISO 9001. Para isso o grupo de projeto deverá escolher uma empresa e realizar uma avaliação abrangente das suas atividades e processos, com vistas a fornecer uma visão global do desempenho da organização e o grau de maturidade do seu sistema de gestão. Como resultado do trabalho o grupo de projeto deverá propor ações de melhorias com vistas à adequação da empresa para certificação na norma NRB ISO 9001:2008, ou melhoria do seu sistema de gestão da qualidade.

Sumário

PRIMEIRA PARTE

Capítulo 1 - A estrutura organizacional e suas autoridades e responsabilidades – Página 10.

Capítulo 2 - Declarações documentadas de política e objetivos da qualidade, missão e visão institucionais - Página 11.

Capítulo 3 - Os processos dos sistemas de produção e gestão e a seqüência e interação entre esses processos (mapa de processos) -– Página 12.

Capítulo 4 - Fluxograma de um dos processos de realização do produto com a indicação de suas atividades críticas – Página 14.

Capítulo 5 - A relação de entradas e saídas e clientes e fornecedores do processo de realização do produto escolhido – Página 17.

Capítulo 6 - Formas de monitoramento, medição e análise crítica do processo de realização do produto escolhido – Página 18.

SEGUNDA PARTE

Capítulo 7 - Os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 atendidos pela empresa nos níveis de maturidade 3 a 5 – Página 20.

Capítulo 8 - Os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008 não atendidos pela empresa, classificados nos níveis de maturidade 1 e 2 – Página 22.

Capítulo 9 - Ações ou projetos necessários para a empresa atender os requisitos classificados nos níveis de maturidade 1 e 2. Caso não sejam identificados requisitos classificados no nível 1 ou 2, deverão ser apresentadas ações ou projetos de melhoria em requisitos classificados no nível 3 – Página 23.

Capítulo 10 - Conclusões geral e individuais do mapeamento e diagnóstico realizados na empresa considerando os pontos positivos e pontos negativos encontrados e os benefícios potenciais relacionados à implementação ou melhoria do sistema de gestão da qualidade – Página 24.

Questionário de mapeamento – Página 25.

Anexos 1 – Slides da primeira banca avaliadora

Anexos 2 – Slides da segunda banca avaliadora

Bibliografia – Página X

Introdução

Nos dias atuais, com o mercado competitivo, com vários fabricantes e fornecedores de diversos tipos de produtos e serviços, a qualidade está se tornando uma necessidade premente, na qual uma empresa que forneça bens e/ou serviços com baixa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com