TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcm Pronto

Artigo: Tcm Pronto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  9.071 Palavras (37 Páginas)  •  1.114 Visualizações

Página 1 de 37

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK

A logística como estratégia de Internacionalização

Técnico em Logística

Diadema

2012

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK

Andriele Barbosa

Carla Julia

Dayane Gonçalves

Danyele Gonçalves

Jakeline Silva

Juliana Menescal

Laleska Yasmin

Tayná Pinheiro

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de logística da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek. Sob a orientação do Profº. Ms. Leonardo Fabris Lugoboni

Diadema

2012

______________________________________________

Examinador (1)

______________________________________________

Examinador (2)

______________________________________________

Examinador (3)

“Um pouco de internacionalização afasta-nos da pátria, muito reconduz-nos a ela.”

Jean Jaurès

Dedicatória

Dedicamos todos os passos dados desde o ponto inicial até a conclusão do nosso trabalho ao professor orientador,por sua contribuição em todos os detalhes para a realização de um trabalho de conclusão de curso. E também aos nossos familiares e amigos pelo apoio, incentivo e por fazerem parte de todas as nossas realizações.

Agradecimentos

Ao todo criador, Deus, que está acima de todas as coisas deste mundo. Concebendo sempre os nossos desejos e vontades, mesmo quando de forma oculta.

Agradecemos também a todos que nos acompanharam na trajetória para conclusão deste TCC que auxiliou em todos os caminhos para que esta pesquisa esteja de acordo com as nossas expectativas.

Agradecemos a colaboração de todos os responsáveis nos procedimentos de pesquisa e na conclusão do trabalho e a instituição de ensino Etec Juscelino Kubitscheck de Oliveira por ter nos oferecido a oportunidade de aprofundar os nossos conhecimentos e a todos os professores dessa instituição que direta ou indiretamente nos acompanharam em todo esse processo de conclusão do trabalho.

Resumo

A globalização e os mercados internacionais configuram-se num desafio para as empresas brasileiras. Se internacionalizar, é uma postura empresarial e uma alternativa estratégica de desenvolvimento que propicia uma dimensão global à empresa, que ganha competitividade e estímulos para se tornar mais eficiente.

A logística pode e deve ser utilizada, no contexto dos processos de internacionalização, de forma coerente com as metas da empresa em termos de competitividade, tornando-se assim, o ponto forte na estratégia para vencer a acirrada concorrência internacional.

Com base nas teorias de internacionalização de empresas brasileiras analisa-se o sucesso e a vantagem competitiva que estas obtêm diante das que não se internacionalizaram. Apesar de todo o processo ser muito árduo e apresentar diversas barreiras devido à falta de investimento em infraestrutura no Brasil o que dificulta a inserção de nossos produtos no exterior, e de barreiras protecionistas aplicadas pelos diversos governos, taxando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados, o que causa uma concorrência desleal.

Essa pesquisa que tem como foco o estudo da logística como estratégia para a internacionalização das empresas brasileiras onde se avaliou cinco multinacionais de diferentes segmentos, sendo três delas do ranking realizado pelo Instituto Fundação Dom Cabral. O método utilizado para esta pesquisa foi através de um questionário com 18 questões enviadas e respondidas via e-mail.

O estudo sugere que o processo de internacionalização deve estar pautado na decisão estratégica da empresa para se manter ativo no mercado globalizado e competitivo, neste caso, um investimento no exterior propicia uma melhoria da qualidade ou até mesmo da obtenção de certificações, para atender o mercado externo, entretanto é necessário superar algumas barreiras, como ações governamentais, leis vigentes e localização geográfica.

Palavras Chave: Internacionalização, barreiras, logística.

Abstract

International markets and Globalization have become a challenge for Brazilians companies. Internationalizing is a business attitude and a strategic choice to a company’s progress because it offers a global dimension to the company, which gains competitiveness and stimuli to become more efficient.

The logistic should be used, in the internationalization process, like a kind of competitiveness according to the company goals, becoming a company’s strengthand a strategy to be successful in the international market competition.

Based on the Internationalization theories of Brazilian companies the success and the competitive advantage that it obtains

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com