TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcm ponte rolante

Por:   •  23/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE ENIAC
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALEX PEREIRA COSTA – 248482013

FABIANO DE SOUZA- RA 249482013

PAULA CAROLINA DO NASCIMENTO – RA 243742013

        

TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo

Projeto Integrador do módulo Cientifico I

Guarulhos
2016

TCM - Trabalho de Conclusão de Módulo

Projeto Integrador do módulo Cientifico I


Trabalho de Conclusão de Módulo apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para conclusão do módulo Cientifico I do curso de Engenharia de Produção.

Orientador: Profº. Sérgio Fernandes.

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho à nossa família, ao Sr. Jose que nos deu suporte com as informações sobre sua empresa, aos amigos que nos incentivaram durante o processo,aos integrantes do grupo que deram o máximo de si e aos professores que nos deram todo o suporte necessário.

AGRADECIMENTOS

Os integrantes deste grupo agradecem primeiramente a Deus, aos professores do Eniac por ter-nos orientado para a realização deste projeto e à nossa família que sempre nos apoia em todos os momentos.

EPÍGRAFE

"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é um sucesso."

Henry Ford

RESUMO

     O objetivo desse projeto é elaborar uma ponte rolante, capaz de levantar um peso de 1,5 kg, assim não sendo permitido exceder o tamanho original de 700 mm  estabelecido pela regra. Será apresentada a fonte de alimentação, que deverá ficar fixa na própria base da ponte rolante, o desenvolvimento de uma ponte rolante será apresentado através de  cálculos mecânicos e elétricos, um sistema elétrico inovador, no qual será possível obter o melhor desempenho mecânico do projeto e precisão nos seus movimentos. Contudo será apresentado ao longo do desenvolvimento do projeto, todas as vantagens e desvantagens de utilizar determinados materiais, tais como bateria, motor de corrente contínua, chave HH, polias, cabo, gancho e estrutura. Por fim são aparentadas as conclusões obtidas ao longo do trabalho, como desenhos técnicos e mecânicos de todo projeto desenvolvido.

Palavras chave de materiais do projeto: baterias, motor de corrente contínua, chave HH, correias, polias, cabo, gancho e estrutura.


Sumário

Introdução        8

Estudo de Caso        11

A estrutura organizacional e suas autoridades e responsabilidades        12

Declarações documentadas de política e objetivos da qualidade, missão e visão institucionais.        13

Os processos dos sistemas de produção e gestão e a sequência e interação entre esses processos        15

Fluxograma de um dos processos de realização do produto com a indicação de suas atividades críticas.        17

PROPOSTA DE MELHORIA        18

Formas de monitoramento, medição e análise crítica do processo de realização do produto escolhido        21

Conclusão geral.        22

Conclusões Individuais        23

Anexos        27


Capitulo I- Introdução

Ponte rolante é uma máquina de elevação do tipo guindaste de ponte(projeto integrador do beal). Os principais equipamentos que fazem parte das máquinas de elevação são os seguintes: guindaste, ponte rolante, elevador e guincho. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984.

Tamasauskas[2] afirma que são necessários os seguintes dados técnicos para o desenvolvimento de um projeto de uma ponte rolante: objetivo do equipamento, classificação dos mecanismos e estruturas conforme a norma NBR 8400, tensão elétrica de alimentação, ambiente de trabalho, sistemas de controle de rotação dos motores elétricos, carga útil, tipo do controle de movimentos, dispositivo de fixação da carga, vão, altura de elevação, velocidades dos movimentos, comprimento do caminho de rolamento, disponibilidade física e dimensional do local de operação do equipamento e intermitência (%) e classe de partida para os motores elétricos, conforme a norma NBR 8400.

Capitulo 2 – Fundamentação Teórica.

2.1 A história da ponte rolante

2.1.2 Utilização da ponte rolante

2.2 Motor DC

Os motores de corrente contínua (CC) ou motores DC (Direct Current), como também são chamados, são dispositivos que operam aproveitando as forças de atração e repulsão geradas por eletroímãs e imãs permanentes. Conforme sabemos, se fizermos passar correntes elétricas por duas bobinas próximas, conforme mostra a figura , os campos magnéticos criados poderão fazer com que surjam forças de atração ou repulsão.

[pic 2]

                                            (Fígura 1)

                                (Fonte: mundoeducacao.bol.uol.com.br/).

2.2.2 Princípio de funcionamento

A ideia básica de um motor é montar uma bobina entre os polos de um imã permanente ou então de uma bobina fixa que funcione como tal. Partindo então da posição inicial, em que os polos da bobina móvel (rotor), ao ser percorrido por uma corrente, estão alinhados com o imã permanente temos a manifestação de uma força de repulsão. Esta força de repulsão faz o conjunto móvel mudar de posição

A tendência do rotor é dar meia volta para seu polo Norte se aproxime do polo Sul do imã permanente. Da mesma forma, seu polo Sul se aproximará do polo Norte pelo qual será atraído.

No entanto, no eixo do rotor, por onde passa a corrente que circula pela bobina, existe um comutador. A finalidade deste comutador é inverter o sentido da circulação da corrente na bobina, fazendo com que os polo mudem. O resultado disso será uma transformação da força de atração em repulsão, o que fará com que o rotor continue seu movimento, passando "direto" pela posição que seria de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (262.3 Kb)   docx (152.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com