TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Segurança pública

Trabalho Escolar: Tecnologias Aplicadas à Segurança pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de aprendizagem: Tecnologias aplicadas à segurança pública

Curso: Gestão em Segurança Publica

Professor: Horácio Dutra Mello

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em <http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp>.

De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:

Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

Sim, com toda essa modernização, pressupõe novas formas de relacionamento entre a máquina administrativa governamental e seus arquivos, como condição imprescindível para que sirvam como instrumento de apoio à organização do Estado e da sociedade. Sendo necessária a implementação e modernização de um conjunto organizado de políticas, procedimentos, pessoas, equipamentos e programas computacionais que produzem, processam, armazenam e provêm acesso à informação proveniente de fontes internas e externas para apoiar o desempenho das atividades dos órgãos de Segurança púbica. Hoje no Brasil temos, por exemplo, a REDE INFOSEG que se consolida como o maior sistema de informação de Segurança Publica Justiça e fiscalização do país, buscando em seu continuo aperfeiçoamento a integração através da interoperabilidade com os outros sistemas com o objetivo principal de oferecer aos profissionais que compõem a rede INFOSEG informações atualizadas e precisas com maior agilidade.

Questão 2: A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade. (2,5 pts)

O uso da biometria consiste basicamente em comparar informações biométricas de um individuo com informações previamente cadastradas. A verificação biométrica mais comum atualmente checa impressões digitais e imagem da íris, além de softwares que são capazes de reconhecer rostos. O crescimento do uso dessas ferramentas passou de órgãos públicos para aeroportos e fronteiras. A tecnologia está tornando mais segura à identificação dos infratores. Por meio de um sistema biométrico de dados, coletados com a impressão digital, são identificados com mais segurança e eficiência, o que possibilita aos Tribunais de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Instituto Médico Legal-IML, Instituto de Criminalística-IC, Secretaria de Estado da Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Departamento de Execução Penal, DEPEN, e com destaque para polícia preventiva e repressiva, o acesso mais rápido e eficaz ao cadastro processual de cada individuo. É um instrumento valioso que auxilia nas investigações, pelo confronto de informações com esse armazenamento de dados, pode-se descobrir a autoria de crimes que ainda estão sem solução. É possível fazer o reconhecimento de indivíduos que estão foragidos e identificar a duplicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com