TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Aplicadas à Segurança pública

Pesquisas Acadêmicas: Tecnologias Aplicadas à Segurança pública. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Unidade de aprendizagem: Tecnologias aplicadas à segurança pública

Curso: GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Professor: HORÁCIO DUTRA MELLO

Nome do aluno:

Data: 21/10/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Faça a leitura do artigo Aplicações da Tecnologia de Redes à Segurança Pública, de George Felipe de Lima Dantas, disponível em <http://www.malagrino.com.br/vivaciencia/03_01_004.asp>.

De acordo com as informações contidas no artigo supracitado juntamente com os conhecimentos adquiridos até agora, responda as quatro questões abaixo:

Questão 1: O autor do texto apresenta algumas dificuldades relacionadas à implantação de um sistema integrado de Justiça Criminal. Dentre os itens apresentados chamamos a atenção às “diferenças básicas existentes, entre as organizações envolvidas, no tocante às técnicas utilizadas no arquivamento de dados e produção de relatórios”. Este problema pode ser resolvido no Brasil? Como? Algum sistema já atingiu este nível? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

Resposta: Sim, através da padronização entre todos os entes envolvidos. Essa padronização deve ser feita não só na forma como os dos são inseridos, mas também nos recursos tecnológicos e humanos para manutenção desse sistema. O hoje no Brasil, temos disponível o e-PING (Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico), que possibilita integrar as bases criminais dos estados brasileiros ao Sistema INFOSEG, do Ministério da Justiça.

Questão 2: A identificação biométrica é uma das tecnologias chave para a eficácia da atuação da repressão aos delitos. Explique como ela pode auxiliar a justiça penal nesta atividade. (2,5 pts)

Resposta: A identificação sem equívoco de qualquer pessoa é um desafio que está sendo paulatinamente vencido pela tecnologia, por meio da biometria, que emprega métodos capazes de identificar o indivíduo com precisão pela leitura de sua impressão digital, íris dos olhos, palma da mão, entre outros dados corporais. Isso possibilita que as conclusões das investigação criminais sejam cada vez mais precisas, uma vez que os materiais genéticos acima descritos são únicos em cada ser.

Questão 3: A comunicação de dados na atividade de Segurança Pública não engloba apenas a comunicação entre os agentes, mas também a comunicação entre os sistemas, que hoje em dia conseguem produzir informações sem a interação humana. Até que ponto as tecnologias da comunicação influem na capacidade de produzir segurança? Justifique sua resposta. (2,5 pts)

RESPOSTA: A tecnologia da comunicação é extremamente importante para a produção de segurança, principalmente nas ações preventivas e reativas, pois, sem a comunicação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com