TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecologia Em Logistica

Artigos Científicos: Tecologia Em Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.348 Palavras (18 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade de organizações e, como tal, estas existem para sanar as necessidades da sociedade. Com a crescente busca por resultados mais expressivos, as empresas têm procurado maneiras de melhorar seu desempenho, e uma dessas formas é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), através do qual se determina o que deve ser produzido, quanto, como, quando, onde e por quem será produzido.

O PCP pode ser decomposto, segundo Erdmann (1994), em Planejamento, Programação e Controle. Por planejamento deve-se entender aquelas funções de longo alcance ou mais genéricas, que alimentarão a programação. Constituem-no a criação ou o projeto do produto (o que vai ser produzido), a definição do processo (como e com que recursos vamos produzi-los) e a definição de quantidades (projeção de médio ou longo prazo) a ser produzida. A programação e o controle são funções interdependentes que, valendo-se do planejamento, definem as quantidades a serem produzidas a cada período (curto prazo), as necessidades de materiais, os prazos e as capacidades do sistema de produção requeridos, liberam as ordens e executam o controle propriamente dito.

O Planejamento e Controle da Produção é, segundo Zaccarelli (1979), um conjunto de funções que, além de planejar e controlar, comanda e coordena a produção.

Este é realizado com base em informações de que a empresa dispõe para tomar suas decisões. Por essa razão, faz-se importante a existência de um sistema de informação eficiente, que forneça todas as informações necessárias à elaboração de um bom PCP.

Entretanto, muitas empresas ainda tomam suas decisões de forma empírica, produzindo o que "acham" que deve ser produzido, nas quantidades "x" ou "y", sem qualquer embasamento lógico, real; são decisões tomadas apenas com base naquilo que se acredita que o mercado irá absorver. Por vezes essa decisão pode levar a um bom resultado, o que não significada que sempre será assim. Dessa forma, é bom que as empresas procurem se adequar à realidade do mercado, cada vez exigente, que conheça seus gostos, culturas, tendências, de forma a utilizar essas informações, juntamente com as informações internas da empresa, para a tomada de decisões no que tange à produção.

1 - Planejamento e Controle da Produção

1.1 Conceito do Planejamento e Controle de Produção

O Planejamento e Controle de Produção é a atividade administrativa de decidir antecipadamente quais objetivos e serem atingidos, planejando o melhor emprego dos recursos de produção, tendo como base um conjunto de planos pensando no futuro da empresa. Com o intuito de obter lucro.

Planejamento Objetivos a Alcançar

Já o controle vem para garantir que a produção esteja sendo feita de acordo com o planejamento, corrigindo possíveis falhas e melhorando o desempenho, tendo como base o planejamento anterior que agora pode ser corrigido e melhorado.

Medir Desempenho Comparando com Planejado.

Controle

Corrigir o Desempenho e Identificar Erros e Desvios.

Como podemos ver o Planejamento e Controle de Produção pode ser usado em varias etapas do processo de produção. Todas seguindo o caminho do Planejamento para a Organização a Direção e finalmente o Controle.

1.2 Finalidades e Funções do Planejamento e Controle de Produção

A finalidade do Planejamento e Controle de Produção é produzir com eficiência e eficácia.

A Eficiência vem na aquisição de maquinas mais modernas, matérias primas de boa qualidade e mão de obra qualificada. Já a Eficácia e o produto bem acabados sem erros ou falhas no produto final.

Com isso alcançando altos índices de produtividade e de qualidade, minimizando os erros e falhas do processo de produção, obtendo com isso maior lucratividade, rapidez e menor custo.

O PCP interage com as demais áreas da empresa, programando o funcionamento de maquinas e equipamentos se baseando em boletins de operações na área de produção, programando a compra de matérias primas e suprimentos na área de compras, a quantidade de pessoal na área de produção bem como treinamento dos mesmos, isso na área de recursos humanos, estabelece níveis de estoque de matéria prima e produtos acabados com base em cálculos financeiros para a área de financeira, elabora plano de produção da empresa e planeja quantidade de produtos acabados para suprir as entregas aos clientes para a área de vendas e planeja e controla a atividade da área de produção.

1.3 Princípios do Planejamento e Controle de Produção

Os princípios de dividem em oito, sendo dois de planejamento e seis de controle estes princípios, contudo tem que se tomar cuidado com as aplicações desses princípios, pois a uma variabilidade se tratando de fenômenos sociais e humanos. Com isso tem que se ter uma flexibilidade para se adequar às mudanças que ocorrem ao longo do processo de produção.

Definição do Objetivo

Planejamento Flexibilidade do Planejamento

Princípios de Objetivo

Definição dos Padrões

Controle Exceção

Ação

1.4 Sistemas de Produção

Existem cerca de três Sistemas de Produção, cada um com suas características próprias, na figura abaixo apresentaremos os três sistemas e algumas de suas características:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com