TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: A Gestão de Pessoas

Por:   •  28/5/2020  •  Resenha  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: A Gestão de Pessoas

O presente artigo aborda uma temática através de uma pesquisa realizada em organizações de pequeno porte para saberem como é tratada a gestão de pessoas dentro da empresa. Esta pesquisa é elaborada por professores e pesquisadores de uma universidade do Rio Grande do Sul, sendo uma analise comparativa entre a teoria e a pratica organizacional. Esse levantamento foi trabalhado de acordo com cinco subsistemas de gestão de pessoas sendo: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle.

A indagação é a que ponto ocorre mudanças ou evoluções no mundo do trabalho e se essas organizações vêm evoluindo de acordo. Querendo ou não essas mudanças acabam refletindo nas empresas solicitando por novas gestões, onde a principal fonte são os colaboradores, pois são os mesmos que são ricos de informações sendo um fator diferencial e competitivo para as empresas. Por isso a renovação do modelo de gestão de pessoas é importante cada vez mais dentro das organizações.

Com o crescimento de inovações e tecnologia as empresas acabam sendo observadas e julgadas sobre seus conhecimentos e capacidades de transformá-los nos negócios e isso requer que as empresas disponibilizam condições adequadas para que os funcionários trabalhem adequadamente com eficiência e eficácia e tenham uma boa produtividade no mercado de trabalho.

A gestão de pessoas é um conjunto de funções que gerenciam o capitão humano das empresas, também rotulam a questão de mudança de funcionários por colaboradores, e as principais funções são voltadas para a capacitação dos colaboradores mantendo-os motivados, capacitados para que queiram continuar trabalhando na empresa.

Algumas empresas já abordam algumas características de mudanças e isso passa a ser um desafio para os gestores, pois requer uma adaptação em todo o grupo, com conscientização, envolvimento e comprometimento. Dentre essas melhorias de mudanças existem algumas características como a do trabalho, da estrutura organizacional e da gestão organizacional onde passam a envolver questões de flexibilidade, aprendizado continuo, liderança interacional, redução de níveis hierárquicos, autonomia, valores compartilhados, dentre outros. Necessariamente esse movimento de mudanças requer que todos os setores da organização estejam envolvidos, e não somente um setor isolado trabalhe por todos.

O autor abordado no artigo classifica em cinco subsistemas essas praticas de gestão de pessoas, sendo elas:

- Provisão: (planejamento, pesquisa de mercado, recrutamento, seleção e integração de pessoal). A pesquisa abordada apontou a não utilização de técnicas apropriadas ao mercado de trabalho, o que poderia resultar em algo negativo na rotatividade de funcionários, com isso pode-se observar que não há planejamento e pesquisa de mercado para descobrir onde estão os bons profissionais, o recrutamento que acontece é externo, não havendo uma oportunidade de recrutamento interno, podendo deixar uma maior satisfação no grupo de colaboradores e essas seleções maioria das vezes ocorrem por indicações e entrevistas. Mas o importante é enfatizar que não importa se a empresa tem 15 ou 99 funcionários, mas sempre deve existir a gestão de pessoas nas empresas sempre respeitando a particulares e a realidade.

- Aplicação: (analise e descrição de cargos e avaliação do desempenho humano). As pessoas ocupam determinados cargos na empresa e essas posições é desenhada por um organograma onde trata-se de um conjunto de informações das posições hierárquicas da empresa, informa o departamento que a pessoa esta vinculada, o cargo, a quem ela presta responsabilidade etc. Com isso ocorre a descrição de cargo identificando os requisitos necessários para aquela determinada tarefa, após passa a analise do cargo. Já a avaliação é para saber como esta a qualidade de vida do funcionário dentro da empresa, e isso passam a ser importante, pois através dela, que os gestores podem vir a reorganizar as estruturas para melhorias. Na pesquisa abordada, visa que a maioria das empresas não possui essas políticas de analise e descrição de cargo bem como a avaliação de desempenho.

- Manutenção: (remuneração, higiene e segurança no trabalho e relações sindicais). Essas manutenções esta ligada ao conjunto de vantagens que uma pessoa tem por prestar serviço adequadamente a organização, que seria, horas extras, adicionais legais, benefícios, etc. Já a parte de higiene e segurança no trabalho, baseia as condições adequadas ao bem estar e a saúde do colaborador, respondendo pela área de segurança industrial. Na pesquisa observou-se que a maioria das empresas não oferecem esses tipos de benefícios e higiene e a segurança no trabalho, oferecendo apenas EPI – Equipamento de Proteção Individual por ser uma exigência legal, e sobre a qualidade de vida no trabalho, a grande maioria das empresas observadas não tem programas voltados a essas estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com