TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema da Atividade: Avaliação de Desempenho

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 3

Tema da Atividade: Avaliação de Desempenho

 Alberto Oliveira, gestor de RH da Metalúrgica Santa Rita S.A. (MESARISA), fez grandes progressos em sua empresa. Acabou de concluir, com sucesso, um programa de descrição e análise de todos da companhia, que foram separados em três categorias de cargos: (não qualificado, qualificado e especializado), mensalista (tanto da fábrica, como do escritório central e das filiais) e supervisão e chefia (supervisores de seção, chefe de setor e gestores de departamento).

Todas as atenções estavam voltadas para as atividades de seu departamento e Alberto chegou a conclusão de que o momento é apropriado para a implantação de outro sistema: a avaliação do desempenho. Apesar de metódico, Alberto tem muitas ideias na cabeça, mas não consegue concatena-las ou ordená-las adequadamente, a fim de apresentá-las e discutí-las com a diretoria. Solicitou uma reunião com todos os diretores para apresentar um plano completo. Assim, teve de pensar em todos os detalhes, pois seria muito desagradável ser apanhado por uma pergunta que não tivesse condições de responder a contento.

Alberto é de opinião que o pessoal horista deve ter um sistema de avaliação do desempenho pelo método de escalas gráficas. Os fatores de avaliação devem ser definidos, mas se relacionariam com características do trabalho e características pessoais. No máximo 10 fatores, variando em 5 graus (A= fraco, B= sofrível, C= regular, D= bom, E=ótimo). A pessoa que irá fazer a avaliação com os funcionários, deve montar um formulário e esquematizar os métodos e procedimentos a adotar para que a sistemática funcione sobre carretéis.

O pessoal mensalista deve ter um sistema de avaliação do desempenho pelo mesmo método das escalas gráficas, mas com fatores adequados para o seu tipo de trabalho e cultura organizacional. No máximo 10 fatores também variando em 5 graus, mas relacionados com características do trabalho, características pessoais e alguma projeção para o futuro.

O pessoal de supervisão e chefia deve ter um sistema mais dinâmico e profundo na sua avaliação de desempenho. Para tanto, Alberto está propenso ao método da pesquisa de campo, que pode ser coordenado pelo seu chefe do setor de treinamento, Paulo Rezende, elemento perfeitamente indicado para esse desafio. Outra alternativa é a administração por objetivos.

Alberto pensa também que a responsabilidade de avaliar é da competência de cada chefia, mas que o consenso dentro da empresa quanto a implantação de avaliação será facilmente alcançado por meio de uma comissão – não só para executar o processo de avaliação, mas para planejar e implantar o sistema.

Levando em consideração as informações citadas no texto e a partir das unidades de aprendizagem estudadas:

1) Como colocar todas essas ideias e detalhes no papel para apresentá-los a diretoria da empresa MESARISA? Destaque em um breve relato de, no máximo 2 (duas) páginas, a importância da avaliação de desempenho, treinamento e imparcialidade dos avaliadores, além de informar um plano de comunicação aos funcionários, justificando por qual razão implantar a avaliação de desempenho em sua empresa.

 Dica: Aproveite as trocas nos Fóruns com seus colegas de turma e professor (a) para compartilhar desafios e dicas de estudo!

Considere que: o texto deve ser redigido com fonte no tamanho 12, com espaço entre linhas de 1,5 cm, elaborando um texto com no máximo 02 páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (297.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com