TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias

Casos: Tendencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  2.024 Visualizações

Página 1 de 4

ESPECIALIZAÇÃO E ESTUDOS AVANÇADOS – ESEA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR

DISCIPLINA: TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS C/H: 40h

ATIVIDADES ASSISTIDAS

1) Elaborar um conceito de educação que contemple as mudanças nos paradigmas educacionais produto da introdução das novas tecnologias.

A educação é um processo de desenvolvimento da capacidade seja física, intelectual ou moral de um ser humano em geral afim de melhorar sua integração consigo mesmo e com a sociedade.

C om base na busca de melhorias para a qualidade do docente a introdução de novas tecnologias abre caminho para melhor integração e também pesquisas para compreensão e entendimento sobre diversas áreas.

2) Estabelecer uma relação entre educação e aprendizagem.

A aprendizagem é um processo que envolve competências, habilidades conhecimentos e valores que são modificados com o estudo, experiência e observação. E educação envolve esse desenvolvimento de mudanças por isso a aprendizagem está ligada a educação, um é complemento do outro.

3) Estabelecer uma relação entre a filosofia, a psicologia e as tendências atuais da educação na prática escolar.

A educação é o próprio homem “tornar-se homem” de cada homem num mundo em crise. Não há como educar fora do mundo, percebe-se uma interdependência entre filosofia, psicologia e tendências da educação, sobretudo pela via da pedagogia, a partir da articulação entre saberes teóricos e prática pedagógica. Pode-se afirmar que o processo pelo qual a psicologia conquistou sua autonomia como área de saber e o incremento do debate educacional e pedagógico nas primeiras décadas do século XX estão intimamente relacionados, de tal maneira que é possível afirmar que psicologia e educação são, historicamente, no Brasil, mutuamente constituintes uma da outra. Esse momento foi responsável pela consolidação da articulação entre psicologia e educação, dando as bases para a penetração e a consolidação daquilo que nos Estados Unidos e Europa já se desenvolvia sob a denominação de psicologia educacional.

5) Auto avaliação: Defina em qual/quais tendência/s pedagógica/s você se enquadra como docente.

Na Tendência Progressista Libertária, pois transforma a personalidade num sentido libertário e auto gestionário.

6) Cite os principais nomes dos teóricos de cada uma das Tendências e suas contribuições para com as mesmas.

Tendencial Liberal _ Fernando de Azevedo, como mentor do projeto liberal da educação; Lourenço Filho, pensando a reforma da escola pela inovação; Anísio Teixeira, por uma nova filosofia da educação; Roque Spencer M. Barros, cuja defesa ao liberalismo se resume ao ataque ao comunismo e explicações e soluções ingênuas às questões sociais.

Tendência Liberal tradicional_ Auguste Comte que fundamenta a escola brasileira: “Reformar a sociedade para atender o novo contexto.” Johann Friedrich Herbart sistematizou o modo como se desenvolve o ensino nas escolas tradicionais.

Tendência Liberal Renovada Progressiva_ Anísio Teixeira, por uma nova filosofia da educação.

Tendência Liberal Renovadora não-diretiva_ Luckesi e Gadotti inspirou entre nós a pedagogia não-diretiva.

Tendência Liberal Tecnicista_ Libâneo coloca que aprender é uma questão de modificação de desempenho.

Tendência Progressista Libertadora_ Paulo Freira visa a transformação social.

Tendência progressista libertária_ C. Freire, Miguel Gonzales e Arroyo visavam transformar a personalidade num sentido literário e autogestivo.

Tendência progressistas ‘critico social dos conteúdos ou históricos-críticos’ _ Makarenko, B. Charlot Demerval Saviani buscam difusão dos conteúdos.

9) Defina sua práxis pedagógica. Tenha em mente como modelo seu trabalho docente.

Geralmente a maior preocupação dos alunos são as suas notas, utilizo métodos a faze-los perceber que suas notas são apenas consequência do seu aprendizado, que se o aluno entende, participa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com