TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendencias Do Agronegócio

Artigos Científicos: Tendencias Do Agronegócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

TENDENCIAS DO AGRONEGOCIO

COMO ERA E COMO ESTA

E COMO SERA O AGRONEGOCIO

O QUE É O AGRONEGÓCIO

Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. No Brasil, o termo agropecuária é usado para definir o uso econômico do solo para o cultivo da terra associado com a criação de animais.

SOJA

O cultivo de soja no Brasil se orienta por um padrão ambientalmente responsável, ou seja, com o uso de práticas de agricultura sustentável, como o sistema integração-lavoura-pecuária e a utilização da técnica do plantio direto. São técnicas que permitem o uso intensivo da terra e com menor impacto ambiental, o que reduz a pressão pela abertura de novas áreas e contribui para a preservação do meio ambiente

MERCADO INTERNO:

A previsão da taxa de crescimento anual de produção de soja é de 2,43% até 2019, próxima da taxa mundial, estimada em 2,56% para os próximos dez anos. Estima-se a produção de 80,9 milhões de toneladas.

EXPORTAÇÃO:

O complexo de soja (grão, farelo e óleo) é o principal gerador de divisas cambiais do Brasil, com negociações anuais que ultrapassam US$ 20 bilhões. Em 2019, a produção nacional deve representar 40% do comércio mundial do grão e 73% do óleo de soja.

IMPORTAÇÃO:

O Brasil é autossuficiente na produção de soja, abastecendo o mercado interno e enviando o excedente ao mercado externo. O consumo interno está em constante ascensão e a previsão é de que 45% do aumento da produção seja destinado ao mercado interno em 2019.

MILHO

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, totalizando 53,2 milhões de toneladas na safra 2009/2010. A primeira ideia é o cultivo do grão para atender ao consumo na mesa dos brasileiros, mas essa é a parte menor da produção. O principal destino da safra são as indústrias de rações para animais.

Mercado interno: Os principais produtores são Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. A produção nacional na safra 2009/2010 totalizou 53,2 milhões de toneladas e a expectativa é alcançar 70,12 milhões de toneladas nos próximos dez anos.

Exportação: A necessidade mundial de milho como ingrediente para indústria de ração animal amplia a demanda de exportações brasileiras do produto. A estimativa é aumentar em 5,12% das exportações do milho para a safra 2019/2020, alcançando 22,9 milhões de toneladas.

Importação: O Brasil é o terceiro maior produtor mundial e autossuficiente para o consumo interno. A projeção para a produção de milho é um crescimento de 2,67% ao ano e a área plantada em 0,73%.

Trigo

O trigo é o segundo cereal mais produzido no mundo, com significativo peso na economia agrícola global. No Brasil, o trigo é cultivado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com