TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogias Renovadas e Progressivistas

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.413 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

DESENVOLVIMENTO        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



INTRODUÇÃO

        

        O início da educação no Brasil foi marcado pela chegada dos jesuítas, em 1549, que tinham a missão de converter os gentios, e para isso tinham como foco as crianças.

        De lá para cá, educação tem evoluído muito, e junto com ela a maneira com que o processo de ensino-aprendizagem acontece, e é aí que entram as tendências pedagógicas, elas auxiliam a prática docente em sala de aula. É essencial que o professor as conheça bem.

        O professor deve compreender como a aprendizagem se processa, para adequar sua ação à realidade do ensino e do aluno, tendo clareza de seus propósitos e segurança através de um plano bem elaborado e suporte teórico apropriado.

        Este trabalho traz também uma entrevista com mestre em Filosofia Antiga, que expõe suas concepções de ensino e como atua em sala de aula, qual prática pedagógica norteia sua atuação docente.

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

        As tendências pedagógicas estão aí para nortear os professores nas salas de aula. Elas estão relacionadas com os acontecimentos históricos da educação, a partir dos movimentos sociais e filosóficos e não “aparecem e desaparecem” em determinado momento, mas coexistem na história da educação. São classificadas em dois grupos: tendências liberais e tendências progressistas.

        A doutrina liberal nasceu das sociedades de classes e da organização capitalista de produção. A educação brasileira é marcada em sua maioria por essa tendência.  Segundo essa tendência, os alunos devem ser preparados para exercer as funções em sociedade de acordo com sua habilidade, sempre seguindo as normas sociais.

        Inseridas nessa tendência estão as escolas: Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada Não Diretiva e Tecnicista.

  • Tradicional: Presente até os dias atuais chegou ao Brasil por meio dos jesuítas. Nessa concepção, o aluno é passivo e o conteúdo é transmitido ao aluno por meio da memorização, não tendo vinculo com a prática social.
  • Renovada Progressivista: Acredita-se aqui que o aluno deve ser inserido no meio social através do conhecimento transmitido a ele, e por experiência prática do sujeito que ocorre por meio de situações-problema.
  • Renovada Não Diretiva: É orientada para os objetivos do desenvolvimento pessoal, e valoriza o aluno por seu potencial e pela experiência individual. Aqui o professor tem autonomia para desenvolver a sua estratégia de ensino.
  • Tecnicista: Apresenta um modelo de desenvolvimento capitalista, e enfatiza o sistema empresarial. Os conteúdos são transmitidos com a intenção de formar sujeitos competentes para o mercado de trabalho.

Com o fim da ditadura militar, a pedagogia liberal passou a ser criticada, por estar ligada a uma educação com finalidade na manutenção das classes sociais dominantes, é aí que surge o movimento progressista que sustenta a ideia da educação como instrumento de reflexão crítica da realidade social. Destacam-se as escolas: Libertadora, Libertária e Crítico-Social dos Conteúdos.

  • Libertadora: Defende a transformação da sociedade por meio da educação, entendendo-a como ferramenta de libertação da dominação social.
  • Libertária: Nega-se a qualquer forma de dominação, segundo esses princípios o desenvolvimento individual somente se dá no coletivo.
  • Crítico-Social dos Conteúdos: Direciona a educação para o enfrentamento dos problemas sociais sem se desvincular do saber científico. Afirma que os conteúdos devem ser avaliados quanto a realidade social, assumindo o professor uma posição do mediador do conhecimento.

Conforme Libâneo (1994), as diferentes Tendências Pedagógicas representam uma contínua transformação filosófica e política que interfere nas práticas didático-pedagógicas. A prática escolar está sujeita à condicionante de ordem sociopolítica, que implica diferentes concepções de homem, sociedade e pressupostos sobre o papel da escola e da aprendizagem.

Constata-se uma dificuldade de desvincular-se das teorias tradicionais e adotar as práticas pedagógicas progressistas. Importante destacar que as metodologias ativas tem um suporte teórico fundamentado na autonomia do discente para construir seu próprio conhecimento com base em sua experiência prévia. Cabe assim ao professor, propiciar a análise crítica do conhecimento cientificamente acumulado para ajudar o estudante na construção da aprendizagem.

  • Entrevista: O professor entrevistado tem 28 anos, Graduado em Filosofia e Mestre em Filosofia Antiga. Seu tempo de atuação no ensino é de dois anos, com jornada semanal de 52 horas, atuando no ensino médio público e particular.

Segundo o professor ensinar é auxiliar o aluno na construção do conhecimento, e sua forma de ensinar se dá mostrando os caminhos que o aluno deve seguir para construir o conhecimento. Sobre aprender o professor responde que “é adquirir conhecimento a partir de estudos, instruir-se, buscar saber”.

O professor diz que na sua concepção, avaliar é um processo natural que acontece para que o professor tenha noção dos conteúdos que foram assimilados pelos alunos, e para saber se as metodologias por ele usadas estão surtindo o efeito desejado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com