TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia Cidadania "O Cristão e Política"

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Teológico Quandrangular

Cidadania

"O Cristão e  Política"

Aluna: Maressa Martins

Professora: Pra. Fabiana

O Cristão e a Política

  • Como surgiu a política?

        Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público.

        A política surgiu na Grécia, juntamente com a criação da polis (cidade-estado). A polis era um pequeno território localizado geograficamente no ponto mais alto da região, e cujas características eram equivalentes a uma cidade. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilição grega. O surgimento da pólis também foi o elemento base para que a política fosse criando suas bases no mundo grego.

        Com o passar dos séculos, a política se espalhou pelo mundo. Ela esteve presente nos grandes impérios mundiais, como o Império Inca, por exemplo.

        Ao longo do tempo, a política mundou muito até chegar à democracia, tipo de política que prevalece em países ocidentais. De uma maneira geral, a política sempre foi considerada a arte da organização.

        Nos atuais regimes democráticos, a ciência política representa os intereses dos cidadãos no que diz respeito aos assuntos públicos. A política se tornou popular graças à influência de Aristóteles, filósofo responsável pela divisão do Estado e das formas de Governo.

        Atualmente, a política é uma necessidade mundial. Todos os países do mundo têm suas leis e suas formas de escolher representantes para seus governos. A política pode ter influências militares, ideológicas e religiosas.

        No Brasil, a política desenvolvida tem como a base a democracia, sistema político no qual os cidadãos escolhem seus governantes pelo voto.

  • Política é de Deus?

        A política é de Deus e nós como cristãos deveriamos nos interessar mais sobre o que acontece na nossa nação, estado e cidade. É muito importante o cristão estar por dentro de tudo o que ocorre em meios aos governantes, devemos estar por dentro das leis que estão sendo colocadas e assim interceder por nossa nação.        

        Na bíblia foram levantandos diversos líderes e governantes para guiar o povo. Hoje Deus também deseja isso, que se levante um líder, um governante, um presidente para guiar o povo, delegar funções aos demais e guiar o país. Mas, seria bom se esse governante fosse eleito a luz da palavra de Deus, a Biblia! Infelizmente hoje não é assim, nos resta orar continuamente pelo nosso país para que Deus guie aqueles que estão no poder para que o povo não venha se prejudicar tanto.

  • Referências Biblicas:

        " Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina        com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus, é como a luz da manhã, quando o sol sai, como manhã sem nuvens, cujo esplendor, depois  da chuva, faz brotar da terra a erva" 2 Samuel 23:3 e 4

        Esse texto deixa claro que um bom governante que anda segundo a vontade de Deus precisa ter justiça e temor, ou seja, o governante deve lutar por toda a população fazendo justiça para para todos. Deve também ser uma pessoa de respeito e principios morais e religiosos.

        " Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus." 1 Timóteo 2:1-3

        Esse texto nos mostra a importância de orar pelos nosso governantes. Isso não deve acontecer só depois que das eleições ou quando o país já se encontra uma verdadeira "bagunça". As orações devem ser constante nos lábios daqueles que temem a Deus. É preciso interceder pelo povo pedindo  a Deus que nos dê sabedoria  para escolher governantes justos.

  • Política x Politicagem

        A Política é a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. Politicagem é a política que tem por objetivo atender aos interesses pessoais ou troca de favores particulares em benefício próprio.

        Política é um exercício de poder de um homem sobre o outro homem, quando se busca utilizar do poder para defender os direitos de cidadania e do bem comum. Enquanto politicagem são atos que visam o benefício próprio e não a coletividade, são ações de políticos que querem se dar bem às custas do povo.

  • Opinião do Pastor sobre a política na igreja:

        Quando estudamos a história de Israel, percebemos o quanto a política estava envolvida no meio deles. Olhando um pouco atrás, vemos a tragetória de José chegando a ocupar funções importantes dentro do Egito e tanto outros relatos. Mas hoje, em relação a igreja penso que é importante a participação na política, mas com limite, por exemplo: orientando a igreja a exercer a cidadania, mostrar a importância de escolher com prudência os cadidatos. Mas dentro da igreja não acho que seja correto pois, é passar dos limites, a igreja não pode ser curral eleitoral para nenhum pastor ou outro candidato, o apóstolo Paulo ensina que o soldado não deve embaraçar com as coisas deste mundo, assim é o pastor, se foi chamado para o pastoreio o faça com dedicação, não envolva com a política. O pastor que usa a igreja para a política não sabe o que representa a igreja, a igreja é o Reino de Deus na terra. A política entrou dentro da igreja de maneira gritante, somos obrigados, sim a palavra é esta, obrigados a votar no candidato da igreja ou do contrário somos convidados a retirar. Desta forma, não concordo. Aceito sim uma política limpa, democrática até porque como pessoa juridica a igreja caminha com a política, mas como organismo espiritual não somos guiados por nenhum partido e sim por Cristo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com